Volta o calor ao Rio de Janeiro e o SESC Pulsar RJ apresenta “Regional Violão Brejeiro”, um projeto idealizado pelo músico João Pellegrini para destacar o violão solista brasileiro em rodas de choro. As apresentações ocorrem em diferentes unidades do SESC RJ, começando no SESC Tijuca, no dia 3 de setembro, às 19h, com a participação especial de Zé Paulo Becker. No SESC Ramos, o show acontece no dia 5 de setembro, às 19h, com Maurício Carrilho como convidado. Em seguida, o projeto segue para o SESC Teresópolis, no dia 6 de setembro, às 19h30, com a participação de Rogério Caetano.
Por fim, o evento ocorre no SESC Niterói, no dia 13 de setembro, às 19h, com a presença de Nilze Carvalho. O repertório inclui clássicos do violão brasileiro e composições autorais de Pellegrini, celebrando a riqueza e diversidade do instrumento. Os ingressos custam R$ 10,00 (inteira), R$ 5,00 (meia-entrada) e são gratuitos para pessoas com credencial plena do SESC e público PCG (Programa de Comprometimento e Gratuidade).
Cinema
Só estreia na semana que vem, mas já pude ver, a convite da Imagem Filmes, “Hellboy e o Homem Torto”. E fiquei surpreso com o quanto o filme é fiel aos quadrinhos. E faz sentido, afinal, é o primeiro filme da franquia a ter o envolvimento criativo direto do criador Mike Mignola. Ele assinou o roteiro do longa ao lado de Christopher Golden. É bem diferente dos filmes mais antigos, de 2004 e 2008, dos quais gosto, inclusive, mais que tem uma aura mais de aventura. Agora não, “Hellboy e o Homem Torto” é um tipo de filme de terror. Apesar de ter um ritmo um tanto irregular em muitos momentos, entrega algo interessante, com uma atmosfera bem mais próxima das HQs, separado em capítulos. O novo filme do vermelhão, que ainda conta com Joseph Marcell, o eterno mordomo Geoffrey de “Fresh Prince of Bel-Air”, em ótima atuação vivendo um padre, estreia no dia 5 de setembro.
Contudo, essa semana já está nos cinemas “Cidade; Campo” premiado como Melhor Filme no 52º Festival de Cinema de Gramado, que rendeu a Fernanda Vianna o prêmio de Melhor Atriz, estreia em 29 de agosto nos cinemas de mais de 20 cidades brasileiras. A trama segue Joana, uma trabalhadora rural que, após um desastre em sua terra natal, muda-se para São Paulo em busca de uma nova vida, enquanto Flávia e Mara enfrentam desafios ao se mudarem para uma fazenda herdada.
Além disso, nesta sexta-feira, 30 de agosto, é o último dia para conferir os filmes da III Mostra de Cinema ChinaBrasil, na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema. Com curadoria de Hélio Pitanga, o evento gratuito exibe o curta “Macaléia” e os longas “10 Segundos para Vencer”, “Pai Acadêmico” e “Lâmina Errante”. A mostra, idealizada por Arthur Chen, celebra os 50 anos de relações diplomáticas entre China e Brasil, promovendo um rico intercâmbio cultural entre os dois países.
Para fechar as dicas cinematográficas, Jean-Claude Bernardet, um dos maiores nomes do cinema brasileiro, é homenageado com a retrospectiva inédita “Bernardet e o Cinema” no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ). Começou dia 28 de agosto e vai até 22 de setembro de 2024. A mostra gratuita apresenta 20 filmes roteirizados, dirigidos ou estrelados por Bernardet, e inclui um debate especial com sua participação no dia 5 de setembro. Obras icônicas como “O Caso dos Irmãos Naves” e “A Destruição de Bernardet” fazem parte da programação, celebrando a trajetória do cineasta, que completou 88 anos em agosto.
Rapsody no Circo Voador
Neste domingo, 1º de setembro, o Circo Voador recebe pela primeira vez no Brasil a aclamada rapper Rapsody, em um show promovido pelo QUEREMOS!. A artista norte-americana, considerada uma das grandes vozes do rap contemporâneo, apresenta seu mais recente álbum, “Please Don’t Cry”. A noite também conta com a estreia da cantora brasileira Flor e as performances da DJ TamY, garantindo uma noite memorável de talento feminino. A abertura dos portões está marcada para as 19h.
Cursos e oficinas gratuitas
O projeto Favela Hope abrirá, em 3 de setembro, inscrições para 50 novas vagas em cursos gratuitos de fotografia e vídeo no Morro da Babilônia, destinados a jovens de todas as comunidades do Rio de Janeiro. Com foco na inclusão social e geração de renda no campo do audiovisual, o projeto oferece capacitação de dez semanas, ao fim das quais os alunos que cumprirem 70% de presença receberão certificado. As inscrições podem ser feitas no Centro Cultural Jardins da Babilônia, na Rua Santo Amaro, 4 – Morro da Babilônia, de segunda a sexta, das 10h às 16h, até 10 de outubro.
A Fundação Darcy Vargas (FDV) está com 50 vagas abertas para oficinas gratuitas na 1ª edição do projeto “De Boa na Gamboa”, destinado a jovens de até 25 anos na Região Portuária do Rio de Janeiro. As aulas, que começam em setembro, incluem Escrita Criativa, Dança, Teatro, Artes e Documentário, e serão ministradas por educadores da FDV e da comunidade local. O projeto é patrocinado por Amil, Icatu e Brasil WM Multi Family Office, com incentivo via ISS/RJ, e as inscrições podem ser feitas online até o final de agosto.