Agenda da Música Clássica no Rio por Maria Luiza Nobre – 02/10

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Concerto Tríplice de Beethoven

Martha Argerich, piano
Renaud Capuçon, violino
Gautier Capuçon, violoncelo
Gustavo Dudamel, regente

Kent Nagano e Sinfônica de Montreal

Orquestra Sinfônica de Montreal Agenda da Música Clássica no Rio por Maria Luiza Nobre – 02/10

Nesta quinta, 3/10, às 20h, no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Série Dell’Arte Concertos Internacionais apresenta a Orquestra Sinfônica de Montreal sob a regência de seu diretor musical e regente titular, maestro americano Kent Nagano, e como convidada a violinista alemã Veronika Eberle. O conjunto foi fundado em 1934, tem uma discografia expressiva e grande parte dirigida por seu antigo diretor musical, maestro Charles Dutoit, que por quase 25 anos atingiu grande destaque com o grupo, no cenário internacional.

Nagano assumiu a função desde 2006, e em 2011 o maestro e a orquestra inauguraram sua nova sede, a Maison Symphonique de Montréal, graças ao governo de Québec. O maestro também é Regente Convidado da Orquestra Sinfônica de Gotemburgo, na Suécia, foi nomeado Diretor Geral de Música da Ópera Estatal de Hamburg, Regente Principal da Orquestra Filarmônica de Hamburgo além de ter sido assistente do maestro Seiji Ozawa na Orquestra Sinfônica de Boston. Nagano conquistou dois prêmios Grammy por suas gravações de Doktor Faust, de Busoni, com a Opéra National de Lyon, e L’amour, de loin de Kaija Saariaho com a Deutsches Symphonie-Orchester.

Veronika Eberle se dedica intensamente à música de câmara, além de se apresentar com importantes conjuntos internacionais. Para o concerto desta quinta, a violinista terá em suas mãos, um valioso violino Stradivarius e com ele será solista do Concerto para Violino em Ré maior Op.77 de   J.Brahms. Encerrando programa o belo Concerto para Orquestra de Béla Bartók.

Advertisement

Informações: 2332-9191
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Praça Floriano, S/N – Cinelândia

Maria João Pires

Maria João Pires foto cor Agenda da Música Clássica no Rio por Maria Luiza Nobre – 02/10

A célebre pianista portuguesa Maria João Pires será a estrela mais aguardada da temporada de 2019. Com seis décadas de êxito total em sua carreira, inúmeros prêmios e gravações recordistas de vendas, Maria João estará exibindo sua arte dia 9, às 20h, no imponente palco do Theatro Muncipal do Rio de Janeiro, na Série Dell’Arte de Concertos Internacionais, e por suas mãos serão executadas páginas de F.Chopin, os Seis Noturnos e a Sonatas nº8 em Dó Menor Op.13, conhecida como “Patética” e a Sonata nº32 em Dó Menor Op.111 de L.Beethoven, compositores de referência em seus repertório.

Nascida em Lisboa, estudou no Conservatório Nacional daquela cidade e posteriormente na Alemanha, na Academia de Música de Munique e na Escola Superior de Música de Hannover. A fama e o reconhecimento vieram, após vencer o Concurso Internacional do Bicentenário de Beethoven e com sua estréia no Festival de Salzburgo, na Austria, com a Orquestra Filarmônica de Viena e Claudio Abbado, fato que tornou sua presença uma constante nos palcos internacionais.

https://www.youtube.com/watch?v=lEWTYBn8vpc

Grande professora de piano e amante da música de câmara, a pianista criou e dirigiu o Centro de Artes de Belgais, em Portugal e  também iniciou dois projetos complementares na Bélgica, o Coro Partitura, um projeto que cria e desenvolve coros para crianças menos favorecidas e o Coro Hesperos e as Oficinas de Partitura. A pianista recebeu o prêmio do Conselho Internacional de Música da UNESCO, em reconhecimento pelo papel desempenhado na difusão da música e por seu empenho em causas sociais.

Informações: 2332-9191
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Praça Floriano, S/N – Cinelândia

ACRJ e Propriedade Intelectual

A Associação Comercial do Rio de Janeiro é uma instituição com 210 anos de liderança e alta representatividade, além de palco da criação de várias entidades importantes como a Condeferação Nacional da Indústria (CNI), a Confederação Nacional do Comércio (CNC), o Sebrae, o Rio Conventions & Visitors Bureau e o Disque Denúncia. Na atualidade é presidida pela empresária Angela Costa, primeira mulher a ocupar o cargo.

A instituição está sempre atenta aos diversos setores da sociedade civil e através do seu Conselho Empresarial de Assuntos Culturais, presidido por Vera Tostes, e com curadoria de Maria Luiza Nobre de Almeida e Paulo Roberto Direito, realizará o seminário “A Propriedade Intelectual” no dia 8, às 9h30, na sua sede, Rua da Candelária,9. A expressividade dos palestrantes já garante que o tema será debatido com propriedade e conhecimento, fatos essenciais para as inúmeras informações sobre um tema tão complexo e nem sempre explorado.

No Auditório do 12º andar estarão palestrando sobre quatro temas, nomes como Gloria Braga, Maria Luiza Nobre de Almeida, Flora Gil, Vanisa Santiago, Helio Saboya Filho, Deborah Szjainberg, Soraia Cals e Gustavo Martins de Almeida.

Informações: 2514-1203
Associação Comercial do Rio de Janeiro -ACRJ
Rua da Candelária, 9 – Centro

Miguel Proença

O presidente da Fundação Nacional de Arte – FUNARTE, Miguel Proença é um gestor de grandes realizações e sobretudo um agregador, amigo da arte e idealizador incansável. Preside com uma visão clara dos problemas e tenta o impossível para solucioná-los, multiplicando idéias e ideais para conseguir fazer da instituição uma fonte inesgotável de possibilidades e ações para os que são os profissionais da arte.

Ártemis

Três cantoras líricas e uma pianista, todas brasileiras, fazem parte do Quarteto Ártemis. Chiara Santoro, Luciana Costa e Silva e Marina Considera, cantoras e a pianista Maria Luisa Lundberg, estarão no palco da Sala Cecília Meireles, dia 4, às 20h, com um espetáculo musical, através da ópera de câmara, exaltando sempre a mulher, ao longo do concerto, pela narrativa da atriz Juliana Santos.

No programa páginas de Glück, Bizet,Puccini, Verdi, Debussy, Saint-Saëns, Monteverdi e Strauss.

Informações: 2332-9223 e 2332-9224
Rua da Lapa,47 – Lapa

Música no Museu

A série de concertos realiza as apresentações com entrada franca.

Dia 3, às 12h30 
Alda Leonor, piano
Programa com obras de Clássicos Brasileiros
Centro Cultural Justiça Federal – CCJF
Av.Rio Branco 219 – Centro

Dia 4, às 18h 
Coral da Eletrobras e regência de Crismarie Hackenberg
Programa com Clássicos Brasileiros
Centro Cultural Justiça Federal – CCJF
Av.Rio Branco 219 – Centro

Dia 9,às 12h30 
Leandro Turano, piano
Programa com Clássicos Internacionais
Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB
Rua 1º de Março, 66 – 4º andar 0 Sala 26 – Centro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Agenda da Música Clássica no Rio por Maria Luiza Nobre – 02/10
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Agenda da Música Clássica no Rio por Maria Luiza Nobre – 02/10
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui