Agenda da Música Clássica no Rio por Maria Luiza Nobre

Monique Aragão
Monique Aragão - Foto: Ricardo Kimus

É quinta, então é dia da Agenda da Música Clássica no Rio de Janeiro.

Música no Museu

A série de concertos tem como tradição dedicar todos os eventos do mês de setembro ao piano, instrumento pleno e perfeito, com suas teclas brancas e pretas. Todos os concertos da série são realizados com entrada franca.

Dia 5,às 15h
Ligia Marisa, piano
Programa com Clássicos Internacionais
Centro Cultural da Justiça Federal – CCJF
Av.Rio Branco, 241 – Centro

Dia 6, às 18h
Marcos Leite, piano e Rogerio Duarte, flauta
Programa com Clássicos Brasileiros
Centro Cultural da Justiça Federal – CCJF
Av.Rio Branco, 241 – Centro

Dia 11,às 12h30
Kesia Decoté, piano
Programa com músicas de compositoras, para piano e piano de brinquedo
Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB
Rua 1º de Março, 66 – Sala 26

Quartetos

Uma ótima opção para a tarde do próximo domingo, dia 8, às 17h, na Sala Cecília Meireles é o recital de música de câmara com a pianista Simone Leitão e os violinistas Daniel Guedes e Yannos Margaziotis, violista Alexandre Razera e violoncelista Hugo Pilger.

Nas estantes duas belas páginas do repertório tradicional e romântico, o Quarteto com Piano Op.25 em Sol Menor de J.Brahms e o Quinteto com Piano Op.44 em Mi Bemol Maior de R.Schumann. Ainda no programa a Abertura de H.D.Korenchendler.

Sala Cecília Meireles
Rua da Lapa,47 – Lapa
Informações: 2332-9224

Monique Aragão

A pianista e compositora Monique Aragão faz mais um lançamento para sua coleção de êxitos. O CD “Melhor sem Palavras” é o sétimo álbum autoral, na verdade o primeiro somente com piano solo, com interpretação da própria Monique.

O álbum será lançado com ação inovadora: um concurso que irá premiar as três melhores performances de peças do disco. E o anúncio dos vencedores e a entrega dos prêmios, serão feitos ao final do concerto de lançamento. Tudo isso acontece no palco da Sala Cecília Meireles, dia 11, às 20h, na Série Piano na Sala Cecília Meireles. Além de uma linda pianista Monique é muito talentosa.

Sala Cecília Meireles
Rua da Lapa,47 – Lapa
Informações: 2332-9224

Na Amazônia

A pianista Carla Ruaro faz uma apresentação do projeto Raízes – Um Piano na Amazônia, no dia 11, às 18h30, no Espaço Guiomar Novaes da Sala Cecília Meireles. A artista levou um piano dentro de um barco para apresentar a música de compositores contemporâneos da Amazônia e um instrumento nunca antes visto para comunidades ribeirinhas ao longo dos rios Amazonas,Tapajós e Arapiuns. O concerto inclui ainda a exibição do documentário com 29 min de duração, que retrata essa jornada pelos rios da Amazônia.

Sala Cecília Meireles
Espaço Guiomar Novaes
Rua da Lapa,47 – Lapa
Informações: 2332-9224

CD João Senise

O cantor João Senise lança no dia 11, às 16h, no Teatro da UFF, o CD “Chama o Síndico”, em homenagem a Tim Maia,com a participação e direção musical do pianista Gilson Peranzzetta, Mauro Senise no sax e flauta, as divas, Leny Andrade e Aurea Martins.

Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias 9, Icaraí, Niterói
Informações: 3674-7531

Trompetista

A trompetista francesa Lucienne Renaudin-Vary gravou seu segundo álbum “Mademoiselle in New York“. A jovem instrumentista de apenas 20 anos, lança seu CD pela Warner Classics no dia 04 de outubro, em todas as plataformas digitais. Vários compositores como Maurice Ravel, Charles Aznavour, estarão nas faixas sendo a principal de Sidney Bechet.

Informações: www.warnermusic.com.br

Dó-Ré-Mi

Para os leitores que desejam passar um feriado ouvindo música clássica ou mesmo ter sua lista de lindas páginas, a colunista sugere algumas obras expressivas da literatura musical.

  • Beethoven – Trios e Quarteto para Piano e Cordas
  • Brahms – Trios, Quarteto e o Quinteto para Piano e Cordas
  • Fauré – Trios e Quarteto para Piano e Cordas
  • Schumann – Trios, Quarteto e Quinteto para Piano e Cordas
  • Vivaldi – As Quatro Estações

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui