Orquestra de Câmara do Conservatório Central da China
Orquestra de Câmara do Conservatório Central da China - Reprodução Internet

A mídia da semana é o “Quinteto de Brahms para Piano e Cordas”

https://www.youtube.com/watch?v=8MGDItzkkYA

Intérpretes

  • Yefim Bronfman, piano
  • Isaac Stern, violino
  • Yasusshi Toyoshima, violino
  • Masao Kawasaki, viola
  • Kaeko Mukoyama,violoncelo

China e Música

O Rio de Janeiro recebe a Orquestra de Câmara do Conservatório Central da China, nesta quinta-feira, 26/9, às 20h, no Teatro Carlos Gomes, com entrada franca, mediante ingressos retirados na bilheteria do teatro, 2h antes do evento. O conjunto de jovens realiza uma turnê no Brasil e terá a regência da maestrina Chen Bing, com programa músicas de compositores chineses.

Como se sabe a China é um dos mais ricos polos de existência de invejáveis e geniais músicos da atualidade, como os pianistas Yuja Wang e Lang Lang, por exemplo. Parece ser ilimitada a grande reserva de músicos jovens daquele país. Talvez seja o desejo da sociedade chinesa de competir com a sociedade ocidental?

De qualquer maneira, dizem ser grande o envio de representantes de escolas de música do ocidente à China para observarem os gênios que poderão brilhar nos palcos do ocidente. Para se ter uma ideia o destino mais certo são as escolas de música americanas, já habituadas a receber os virtuoses chineses. A base é oriental e o aperfeiçoamento ocidental. Maior prova disso é o Curtis Institut of Music, expressiva instituição privada na Filadélfia, Estados Unidos, onde em cada 20 alunos das classes de piano, por exemplo, 7 são chineses.

Informações: 2224-3602
Teatro Carlos Gomes
Praça Tiradentes, S/N

Camerata da Vila

A Camerata da Vila faz concerto nesta quinta-feira, 26/9, às 18h, no Espaço Guiomar Novaes da Sala Cecília Meireles. O conjunto foi criado em 2018, com jovensmoradores do Morro dos Macacos e integrantes do projeto Ação Social pela Música do Brasil (ASMB),com regência de um jovem de 21 anos, Renan da Conceição, também violista e percussionista.

O objetivo do grupo é o aprimoramento e à formação acadêmica visando a profissionalização de seus integrantes. No programa obras de Corelli, Bach, Telemann, Vivaldi e arranjos de composições populares.

Informações:2332-9223
Espaço Guiomar Novaes – Sala Cecília Meireles
Rua da Lapa, 47 – Lapa

Orquestra Cesgranrio

No dia 27, às 20h, na Sala Cecília Meireles, a Orquestra Cesgranrio apresenta im programa dedicado ao Cine Concerto, sob a batuta de Carlos Prazeres, regente convidado. O conjunto é dirigido pelos maestro Eder Paolozzi e realiza um trabalho itinerante visando novos espaços e novas plateias.

O presidente da Fundação Cesgranrio, Prof.Carlos Alberto Serpa, explica que “A criação desta Orquestra é um sonho antigo e uma necessidade cultural. A música é uma forma de levar cultura a todos os nossos jovens e queremos oferecer esta chance especialmente aos alunos de escolas públicas, que não têm essa oportunidade no dia a dia. Nós vamos levar a música, através do virtuose desta orquestra, a escolas, universidades, centros culturais e teatros. É mais uma contribuição que a Cesgranrio traz para a cultura do estado do Rio de Janeiro“.

Um expressivo visionário na educação, Serpa criou a orquestra com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sociocultural da cidade, além de oferecer formação musical e artística, proporcionando o desenvolvimento pessoal além de oportunidades de profissionalização para jovens músicos.

No programa John Williams, Strauss, Dvorak.

Informações:2332-9223 e 2332-9224
Sala Cecília Meireles
Rua da Lapa,47 – Lapa

Johann Sebastian Rio

A Orquestra Johann Sebastian Rio é formada por músicos talentosos e de alto astral. O final de semana promete emoções, com a realização de dois concertos do conjunto, no palco da Sala Cecília Meireles, no dia 28, às 20h e dia 29, às 11h.

No programa das apresentações oito estações do ano, os deslumbrantes Quatro Concertos OP.8, que formam o ciclo das Quatro Estações de Antonio Vivaldi e as Quatro Estações Portenhas de Astor Piazzolla.

O conjunto terá como solista convidado o renomado violinista italiano Domenico Nordio, um entusiasta desde o início do grupo.

Informações:2332-9223 e 2332-9224
Sala Cecília Meireles
Rua da Lapa,47 – Lapa

Aniversário do Forte

Dia 28 é o aniversário de 105 anos do Forte de Copacabana e para homenagear um lugar tão bonito no cenário do Rio, será realizado às 18h, um concerto que terá como convidado especial Armandinho Macedo, e sua Guitarra Baiana.

No programa desde Jacob do bandolim a Hendrix, Beatles, Época de Ouro, transformando o pop em choro e o choro em carnaval.

Entrada franca mediante retirada de senhas distribuídas uma hora antes na bilheteria do Forte.

Informações: 2287-5357
Alameda do Forte de Copacabana
Praça Coronel Eugênio Franco,1 – Copacabana

21 Anos

O Prelúdio 21 é um grupo de compositores cariocas que realiza concertos mensais, há mais de 15 anos, e comemora 21 anos de existência com um concerto no dia 28, às 15h, no Centro Cultural Justiça Federal.

Os convidados são o Ágora Trio, formado por Ayran Nicodemo e Thalita Vieira, violinos e Ana Luiza Lopes, viola. A entrada será franca com distribuição de senhas meia hora antes do evento.

Informações:3261-2550
Centro Cultural Justiça Federal – Teatro
Av. Rio Branco, 241 – Centro

Rádio MEC

O Festival de Música Rádio MEC anunciou os vencedores de 2019. Com a Sala Cecília Meireles lotada, a Rádio MEC realizou uma verdadeira festa da música, onde divulgou os vencedores de várias categorias. O evento foi transmitido ao vivo e pode ser revisto pelo link

Entre os vencedores na categoria de Música Instrumental, Cabeludo de autoria de Guilherme Pimenta e interpretação do próprio autor e Daniel Ganc, Pablo Arruda, Lourenço Vasconcellos e Gabriel Rossi.

O vencedor na categoria de Música Clássica foi Samir Wady Rahme autor de Peixeira e como intérprete a Orquestra do Limiar.

Música no Museu

Dia 2, às 12h30
Pianistas Adriana Kellner, Cecília Guimarães, Fernanda Cruz e Maria Helena de Andrade
Programa com obras de F.Chopin
Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB
Rua 1º de Março,66 – 4º andar – Sala 26 – Centro

Solistas do Rio

A Orquestra de Solistas do Rio de Janeiro faz concerto dia 1º de outubro, às 20h, na Sala Cecília Meireles.

A regência será do maestro Rafael Barros Castro e terá como solista convidada a pianista Linda Bustani.

Informações:2332-9223 e 2332-9224
Sala Cecília Meireles
Rua da Lapa,47 – Lapa

Desafios Musicais

A série de videoconcerto com produção de Saulo Chermont e apresentação de Rodolfo Valverde, apresenta no dia 28, às 15h.

Mais um encontro com a apresentação de Anna Bolena de Donizetti no confortável cinema do CCJF.

Informações:3261-2550
Centro Cultural Justiça Federal – Cinema
Av. Rio Branco, 241 – Centro

Ballet Coppelia

No intuito de aproximar as crianças do ballet clássico, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Associação de Amigos do Theatro Municipal do RJ convidam as escolas públicas da cidade para o espetáculo “Ballet Coppélia” do Projeto “Com Quantas Notas Se Faz Um Espetáculo”. O evento é dia 27, às 14h.

Mande sua inscrição para o e-mail: comquantasnotas@gmail.com

Ballet e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de JaneiroTobias Volkmann, regente
Claudia Mota e Renata Tubarão
Cícero Gomes e Filipe Moreira de Sousa
Tíndaro Silvano Coreógrafos e Rodrigo Negricomo Dr. Coppelius
Direção Dalal Achcar

Informações: 2332-9191
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Praça Floriano, S/N – Cinelândia

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui