Agenda da Música Clássica no Rio por Maria Luiza Nobre

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A mídia da semana é o belo Quinteto para piano e cordas de J.Brahms com Paul Gulda e Hagen Quartet

https://www.youtube.com/watch?v=VIeAFLNpMe0

CECÍLIA BARTOLI É A NOVA DIRETORA DA ÓPERA DE MONTECARLO

A mezzosoprano italiana Cecilia Bartoli é a nova diretora artística da Ópera de Montecarlo, a partir de 1º de janeiro de 2023. O anúncio foi revelado pela Princesa Carolina de Hannover, em conferência de imprensa realizada na Sala Garnier da Ópera de Montecarlo, uma das mais belas salas de óperas do mundo com uma acústica invejável. Bartoli se tornará, então, a primeira mulher a assumir tal posto, de imensa importância no cenário da música internacional.

A sugestão do nome de Cecilia Bartoli foi de Jean-Louis Grinda, atual diretor que pediu para deixar o cargo. Bartoli não deixará os palcos, mas sem dúvida terá uma enorme responsabilidade.


BARRA MANSA 

Dia 9, às 20h, na Sala Cecília Meireles, concerto da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, sob a regência de Daniel Guedes. No programa o belo e pouco executado Concerto Tríplice de L.Beethoven, e como solistas o pianista Daniel Gortler, o violinista Daniel e Guedes e violoncelista Rodrigo Andrade. Completa o programa a Sinfonia nº5 Op.47 de D.Schostakovitch. 

Advertisement

Informações: 2332-9224
Sala Cecília Meireles
Rua da Lapa, 47 – Lapa

OPES

A Orquestra Petrobras Sinfônica entra no clima de Natal e realiza um concerto especial, dia 8, às 18h, no Teatro VillageMall, na Barra da Tijuca.O apresentação será única e terá a regência do maestro Felipe Prazeres e participação da soprano Marina Considera. No programa obras clássicas natalinas. 
Informações: 3431-0100
Teatro Village MallShopping Village Mall
Av. das Américas 3900 – Barra da Tijuca

DUO NO PIANO E NO AMOR

O duo de pianistas Hirsch-Pinkas, formado por Evan Hirsch e Sally Pinkas, teve sua estréia em concerto, no Dia dos Namorados, na Universidade de Dartmouth. São casados e seguem carreiras separadas, mas desde a estréia na Europa, na Officina Scotese, na Itália, continuam fazendo uma turnê assim como acumulam êxito em seus concertos. Educadores experientes e apaixonados, Sally e Evan realizaram masterclasses na Rice School of Music em Houston, Universidade de Washington em St. Louis, no Conservatório da China em Pequim e nos Conservatórios de São Petersburgo, Xian e Cidade de Ho Chi Minh.

Pinkas e Hirsch são professores no Dartmouth College e na Brandeis University, e moram em Medford, Massachusetts. No Rio de Janeiro, o recital será hoje, às 19h, no Espaço Guiomar Novaes, na Sala Cecília Meireles. No programa, obras da literatura tradicional, de Maurice Ravel, Franz Schubert, Francisco Mignone, Johannes Brahms e Samuel Barber.

Informações: 2332-9224
Espaço Guiomar Novaes na Sala Cecília Meireles
Rua da Lapa, 47 – Lapa

CANDELÁRIA

Dia 11, às 18h30, é o Concerto Especial de Natal , do Projeto Candelária, apresentando a Orquestra Sinfônica da UFRJ, o Coro Brasil Ensemble, o Coro Infantil da UFRJ e a cantora Joana, comemorando os seus 40 anos de carreira. O concerto é realizado com entrada franca. 

Informações: 3211-7000
Igreja da Candelária
Praça Pio X, s/n – Centro

MÚSICA NO MUSEU 

A série de concertos quase diários apresenta sua programação, sempre com entrada franca. 

Dia 9, às 12h30
Duo de Piano – Hirsch-Pinkas, Sally Pinkas, piano e  Evan Hirsch (USA)
Programa de Clássicos Internacionais
Museu da Justiça
Rua Dom Manuel,29 – Centro 

Dia 10, às 19h
Som Bonde Carioca
Programa de Clássicos de Natal
Biblioteca da Maison de France  

Dia 11, às 12h30
Furnas gerando vozes e direção de Gabriel Szanto
Programa de Clássicos de Natal
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeira de Março, 66 – 4º andar – sala 26

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Agenda da Música Clássica no Rio por Maria Luiza Nobre
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Agenda da Música Clássica no Rio por Maria Luiza Nobre
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui