Agenda da Música Clássica no Rio por Maria Luiza Nobre

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A mídia da semana é a bela obra para se ouvir no Natal, as Variações de Brahms sobre um Tema de Haydn. A Orquestra de Filadélfia é regida pelo maestro Riccado Muti.

GRANDES GESTORES 

O presidente da FUNARTE, maestro Dante Mantovani e a Secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, se reuniram, na semana passada e no encontro várias parcerias positivas e acordos estão na pauta dos dois gestores, o que unirá esforços dos governos federal e estadual, valorizando, portanto, a arte e sua integração no cenário da economia. Todos vão lucrar com a cultura multiplicando suas funções, e sobretudo com a intenção de gestores que representam instituições de múltiplas realizações.

OSJC

A Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, a OSJC, é um trabalho de excelência realizado pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, que reúne alunos deescolas municipais da cidade, com o ensino de bons professores. O conjunto chegou de uma turnê internacional realizada com êxito, por Madrid, Valencia, Alicante e Toledo, resultado de uma parceria entre o Consulado Geral de Espanha no Rio de Janeiro e o Programa Orquestra nas Escolas da Secretaria Municipal de Educação.

A orquestra foi criada em 2017 e tem como objetivo ser uma política pública de referência, também visa o fortalecimento escolar através da criação e da educação artística. Na atualidade o programa tem 11 mil alunos que participam de várias oficinas dos mais variados instrumentos e formações, em 52 escolas na cidade do Rio de Janeiro. Sem dúvida uma grande surpresa.

Advertisement

THEATRO MUNICIPAL E O BALLET

O ballet Giselle é um clássico da dança romântica, e teve sua estréia na Ópera de Paris em 1841. Agora retornou ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e terá as suas últimas récitas hoje e dia 21, às 19h e dia 22, às 17h. No palco da célebre casa, o Ballet e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, verdadeiros corpos estáveis de competência, sob a batuta se seu maestro titular, o americano Ira Levin. 

Giselle foi sempre um papel altamente cobiçado, pois requer alta técnica e uma expressividade encantadora, e várias Giselles encantaram op mundo com suas perfeições técnicas como Margot Fonteyn, Natalia Makarova além da nossa muito querida Ana Botafogo. A música de Adolphe Adam terá sua performance nas sapatilhas das bailarinas Claudia Mota e Juliana Valadão no papel título,

O libreto imaginado pelo grande poeta do romantismo francês Théophile Gautier será traduzido pelo elenco, com a cenografia de José Galdino dos Reis, o figurino de Tânia Agra, o acervo do TMRJ e a iluminação de Paulo Ornellas.

Informações: 2332-9191
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Praça Floriano, S/N – Cinelândia

MÚSICA NO MUSEU

A série de concertos quase diários, encerra a temporada de 2019, com uma missa às 18h, na Igreja da Ressurreição e às 19h, o concerto do Madrigal do Leme, no mesmo local. No programa músicas sacras e natalinas de 5 séculos, cantadas e executadas por instrumentos, páginas de Bach, Teleman, Praetorius, Schubert, Gavaert, Holst e Gruber.

A Igreja está localizada na Rua Francisco Otaviano, 99 – Copacabana.

Ainda dia 21, sábado, às 18h, Concerto de Encerramento Música no Museu 2019, com a Orquestra Uerê, no Palácio São Clemente, Consulado de Portugal, Rua São Clemente, 424 em Botafogo, com entrada franca.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Agenda da Música Clássica no Rio por Maria Luiza Nobre
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Agenda da Música Clássica no Rio por Maria Luiza Nobre
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui