Agente da GM conquista 3º grau em prova internacional para cães de trabalho

IGP 3 é a maior classificação de uma modalidade desportiva internacional voltada para cães de trabalho. Agentes e cachorros se beneficiam desse tipo de competição, que se torna uma ferramenta de evolução e parceria entre guardas e cães

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
André Rosa e Hinter conquistam o grau mais elevado de trabalho com cães, o IGP 3 - Divulgação / GM-Rio

O guarda municipal André Luiz Rosa, e o cão Hunter, ambos do Grupamento de Operações com Cães (GCO), conquistaram o Internationale Gebrauchshunde Prüfungsordnung (IGP) 3, maior classificação de uma modalidade desportiva internacional voltada para cães de trabalho. A competição aconteceu no último sábado (7), nas dependências da AMA-UFRJ, na Cidade Universitária, na Ilha do Fundão.

O IGP tem três níveis de graduação, inicial (1), intermediário (2) e o 3, o máximo do esporte, que foi a graduação conquistada pelo GM André. A prova avalia três aspectos: faro, para avaliar a capacidade do cão de rastrear e seguir trilhas; obediência, teste o controle e a sintonia entre o animal e o condutor; e proteção, que avalia o instinto de defesa e controle sob comando.

André Luiz Rosa participou da competição com seu próprio cachorro, o Hunter, um pastor belga de malinois, de 4 anos, que é da mesma raça da maioria dos cães do Canil da GM-Rio.

“Escolhi praticar o IGP porque é muito mais do que um esporte, é um estilo de vida que exige parceria, dedicação e disciplina. Minha motivação sempre foi explorar o máximo do potencial do meu cão e fortalecer nossa conexão. Além disso, o IGP reflete diretamente no trabalho com cães de serviço, ajudando a desenvolver habilidades essenciais para as operações práticas”, disse o guarda municipal.

Com a conquista da graduação, André e Hunter poderão participar do Campeonato Brasileiro de IGP, que será realizado em 2025 em São Paulo. Dependendo do resultado, a dupla pode conquistar uma vaga para representar o Brasil no Campeonato Mundial de IGP, onde competem os melhores do mundo.

André e Hunter conquistaram outra premiação em maio deste ano: o primeiro lugar na Competição de Faro da Seção de Cães de Guerra do 1º Batalhão de Guardas do Exército, em São Cristóvão, na Zona Norte. Além da dupla, o guarda municipal Danilo Figueroa e o cão Orion também participaram do concurso, no qual se destacaram na modalidade faro de entorpecentes. Equipes da Guarda Municipal de Mangaratiba, da Polícia Penal e de unidades do Exército, também participaram do evento.

Os agentes e os animais do Canil da GM-Rio se beneficiam da participação nesse tipo de competição, que se torna uma ferramenta de evolução e parceria entre guardas e cães, aprimorando as técnicas e manifestando o potencial dos animais de serviço.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Agente da GM conquista 3º grau em prova internacional para cães de trabalho

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui