Agora é lei: pode cachorro nas praias do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Diário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro publicou nesta quarta-feira, 25/09, a promulgação da lei de autoria do vereador Luiz Carlos Ramos Filho (Podemos) que permite cães na praia. O projeto de lei 980/2019 foi aprovado pela Câmara no final do mês de agosto. O prefeito Marcelo Crivella teve 15 dias para vetar ou sancionar o texto. Como o prazo expirou no último dia 20/09 e o Prefeito não se manifestou, o pl teve sanção tácita.

“A promulgação desta lei é uma grande vitória da causa animal. Agora vamos batalhar para que a prefeitura regulamente o mais rapidamente possível”, diz Ramos Filho, que é presidente da comissão de defesa dos animais.

O texto prevê a criação de espaços destinados aos cães na praia. Só poderão circular cães vermifugados e vacinados, os tutores deverão portar os comprovantes e retirar as fezes do animal.

Advertisement

“Eu sugiro que seja feito um plano piloto. Poderíamos começar com um espaço na praia de Copacabana, por exemplo, para testar. Tenho certeza de que a população vai respeitar as regras e teremos menos incidentes nas praias. vou pedir uma agenda com o prefeito para tratar da regulamentação da lei”, diz Ramos filho.

O vereador lembra que, atualmente, os cães já frequentam as praias e que o projeto vem apenas ordenar o que já é uma prática.

“Hoje, os cães não são tratados como objetos. Fazem parte da família. Precisamos adaptar a legislação a esta nova realidade. Com um espaço só para eles, se todos respeitarem as regras, teremos um ambiente muito mais democrático e harmônico, onde cada um vai respeitar o direito do outro”, afirma o vereador.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Agora é lei: pode cachorro nas praias do Rio de Janeiro
Advertisement

7 COMENTÁRIOS

  1. Em resposta alguns comentários contra os animais na praia e devido eles não gostarem ou não possuem e mais os próprios humanos são mais sujos que os seres de quatro patas. Deixem de ser hipócritas.

  2. Moça, a Sra. Acha que os pombos, os ratos e todos os outros animais que passam pela praia fazem as necessidades onde? Os humanos que vão à praia fazem coco e xixi na água e na areia e ninguém reclama.
    Os humanos são imundos. Deixa de ser bitolada.

  3. Um dono que deixa seu cachorro fazer as necessidades na areia e não recolhe é um imundo. E esse dono é o tipo de pessoa que deixa lixo jogado na praia. Por isso deveria proibir a circulação do cachorro na praia? Não! Deveriam proibir era a circulação do dono, ou melhor, de todo tipo de pessoa que não tem educação e consciência pra frequentar uma praia ou qualquer outro ambiente público.

  4. Concordo 100% com a lei. Até porque o questionamento sobre a higiene é um tanto absurdo levando-se em consideração que o ser humano é muito mais sujo que qualquer animal. Quem é mesmo que faz xixi e até cocô dentro da água? E se brincar até na areia. Quem deixa lixo na areia?

  5. Não concordo também com cachorros na areia devido às fezes e risco de atacar adultos e crianças. A praia é frequentada por famílias. A areia da praia fica cheia de fezes e urina dos animais.

  6. Não concordo com a liberação de animais na praia. E a culpa é do dono do bicho. Ninguém respeita as regras. Vai ser coco pra todo lado. Sem contar com o perigo de um animal atacar uma criança.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui