Alerj amplia atribuições da delegacia para apurar furto de cabos de energia

Os deputados afirmam que o objetivo é combater de forma especializada o furtos de cabos de energia dos trens e metrôs

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Um dos objetivos do patrulhamento noturno é combater o furto de cabos de energia, na Zona Norte / Pexels

 Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), vinculada à Polícia Civil, será responsável pela investigação sobre furtos de cabos de energia dos trens e metrôs. É o que prevê o projeto de lei 3.620/17, do deputado Carlos Minc (PSB) e Martha Rocha (PDT), que amplia as atribuições da DDSD. O texto foi aprovado em discussão única pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesta quinta-feira (02/09). A medida segue para o governador Cláudio Castro (PL), que tem até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la.

A medida também inclui a investigação sobre furtos envolvendo esse tipo de equipamentos de qualquer concessionária de serviço público. A norma deverá ser regulamentada pelo Executivo.

De acordo com o projeto, também são atribuições da delegacia a investigação dos crimes de furto de energia, água e luz em geral, dos crimes relacionados a combustíveis, crimes de dano e de fraudes – que envolvam concessionárias de serviços públicos.

Na justificativa da medida, os deputados afirmam que o objetivo é combater de forma especializada o furto desses materiais. Eles citam a empresa SuperVia Concessionária de Transporte Ferroviário S.A, que, desde 2011, foi vítima em 1.503 ocorrências desta modalidade de crime. Nesta semana, o furto de cabos paralisou as linhas de trem e metrô, prejudicando inclusive os passageiros. Em 2021, foram suspensas 862 viagens de trem por conta do furto de cabos – conforme informou a SuperVia.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alerj amplia atribuições da delegacia para apurar furto de cabos de energia
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui