A Assembleia Legislativa do Rio aprovou nesta quarta-feira (15) as contas de 2020 do Governo do Estado do Rio, apesar de em junho, o Tribunal de Contas ter dado parecer contrário ao balanço apresentado pelos governos de Wilson Witzel e Cláudio Castro.
Por 74 a 15, os deputados aprovaram as contas do ano passado do ex-governador Witzel e do governador Claudio Castro, que asusmiu o cargo interinamente quando Witzel foi afastado.
A decisão contraria o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado, que pedia a rejeição das contas por encontrar 4 irregularidades.
Entre elas a aplicação de um percentual inferior a 25% dos recursos dos royalties na saúde, o que é obrigatório por lei.
Nas contas aprovadas pelos parlamentares estão os recursos pagos ao Iabas pela construção dos hospitais de campanha, que nunca ficaram prontos e que levaram ao impeachment de Witzel.
Em um café da manhã com jornalistas na manhã desta quarta, Castro se disse tranquilo quanto à aprovação porque disse que, ao contrário do que pensaram os conselheiros, os técnicos do TCE não viram irregularidades nas contas.