Alerj aprova criação da Rota Charles Darwin no estado do Rio

Constituído por trilhas e estradas por onde o biólogo passou, trajeto compreende a faixa litorânea entre a Baía de Guanabara e Cabo Frio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fazenda Campos Novos, em Cabo Frio, fará parte do trajeto | Foto: Reprodução

A rota Charles Darwin, constituída por antigas trilhas e estradas utilizadas pelo biólogo em sua passagem pelo Brasil, pode ser criada para potencializar o ecoturismo no Estado do Rio de Janeiro. Esta é a determinação do projeto de lei 3.208/17, dos deputados Carlos Minc (PSB) e Zeidan (PT), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em discussão única  nesta quinta-feira (26/11).

O percurso compreende a faixa litorânea entre a Baía de Guanabara e Cabo Frio, abrangendo os municípios de Niterói, Maricá, Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo e Cabo Frio. No total, o trajeto envolve nove municípios fluminenses.

O objetivo é promover a visitação pública do local por meio da construção de ciclovias, promovendo o ecoturismo na região. Ao longo do percurso serão instalados marcos, totens, placas ou similares com informações e dados sobre as descobertas de Darwin na região. O Poder Executivo poderá fazer parcerias com as prefeituras municipais para aperfeiçoar a infraestrutura da rota.

Charles Darwin esteve no Estado do Rio entre abril e julho de 1832. Na época, com 23 anos, ele realizou pesquisas científicas e sociais que ajudaram a formulação de teorias como a da evolução das espécies e a da seleção natural.

Advertisement

A passagem de Darwin no Rio de Janeiro foi mapeada, o caminho que ele fez em suas pesquisas percorre municípios de Niterói a Búzios, e, através dessas trilhas foram criadas unidades de preservação e um ecoturismo científico. Vários trechos dessas trilhas também são feitos com bicicleta, então a proposta reúne ecologia, ciência, ecoturismo e cicloturismo”, afirma o deputado Carlos Minc.

A proposta também autoriza o Governo do Estado a criar o Programa Cicloturístico da Rota Charles Darwin, com o objetivo de revitalizar os atrativos turísticos da região, promover a conectividade intermunicipal das ciclovias, além de viabilizar a passagem de cicloturistas nas unidades de conservação da natureza. Participarão da elaboração do programa representantes dos municípios, pesquisadores de universidades e membros de instituições ligadas ao turismo e ao meio ambiente. O governo deverá regulamentar a norma através de decretos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alerj aprova criação da Rota Charles Darwin no estado do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui