Alerj aprova criação de dossiê anual do ISP sobre casos de intolerância

O projeto é de autoria dos deputados Martha Rocha, Carlos Minc, Mônica Francisco, Renata Souza e Dani Monteiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Agência Brasil

O Instituto de Segurança Pública (ISP) deverá elaborar anualmente um dossiê estatístico sobre casos de discriminação ocorridos no estado. É o que determina o projeto de lei 3.443/20, que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em discussão única, nesta terça-feira (27/04). A medida segue para o governador em exercício, Cláudio Castro (PSC), que tem até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la.

De acordo com o projeto, o documento será elaborado com base nos registros de ocorrência nas delegacias da Polícia Civil de casos de discriminação em razão de etnia, raça, cor, sexo, classe social, sexualidade ou por intolerância religiosa. Além disso, estes dados deverão ser publicados no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro e no site do Governo do Rio de Janeiro.

Para o deputado Carlos Minc, o projeto é importante para que seja possível ter as informações unificadas.

Não adianta ter informações dispersas se você não tem uma análise sintética e qualitativa que explique em que locais esses crimes hediondos acontecem, quem os comete etc”, declarou o deputado Minc.

Advertisement

Já a deputada Martha Rocha, destacou que a medida já estava em andamento anos antes.

“O que nós tivemos agora foi somente uma iniciativa, muito louvável, da atual presidência do órgão sobre os números de 2018”, disse a deputada.

O texto ainda prevê que as secretarias de governo possam, após emissão do relatório, traçar estratégias para minimizar a discriminação. Além disso, autoriza o Poder Executivo a firmar acordos de cooperação e celebrar convênios com diferentes entidades para elaboração do relatório.

O projeto é de autoria dos deputados Martha Rocha (PDT), Carlos Minc (PSB), Mônica Francisco (PSol), Renata Souza (PSol) e Dani Monteiro (PSol). Na justificativa do texto, eles explicam que o projeto de lei é fruto do trabalho da Comissão de Combate às Discriminações da Alerj para garantir ferramentas de aprimoramento das políticas públicas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alerj aprova criação de dossiê anual do ISP sobre casos de intolerância
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Esses projetos somente defendem quem processa uma religião. Que é ateu, agnóstico e é discriminado não tem proteção porque a lei foi pensada para proteger a religiosidade…
    Ou seja, quem propôs e quem aprovou a proposta são racistas, preconceituosos…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui