Alerj aprova criação do programa Passarela Segura

Projeto de lei de autoria do deputado Anderson Moraes ainda depende da sanção do governador para ser implementado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Rozana Lopes/Diário do Rio

O Estado do Rio ganhará o Programa Passarela Segura, que poderá reunir ações de órgãos públicos estaduais, municipais e federais, especialmente no combate ao roubo com uso de motocicletas. É o que determina o Projeto de Lei 4.254/21, de autoria do deputado Anderson Moraes (PL), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em segunda discussão, nesta quinta-feira (11/08).

Deverão participar do programa as secretarias de Estado de Polícia Militar, de Polícia Civil, de Transporte, de Infraestrutura/Obras, da Casa Civil e de Governo. O Poder Executivo também será autorizado a firmar convênios com as prefeituras municipais e com a União, para cooperação técnica e financeira.

O Instituto de Segurança Pública (ISP) deverá mensurar, separadamente, os delitos cometidos a transeuntes em passarelas, com o objetivo de rastrear a incidência deste crime para efeito de qualificação das ações inerentes às políticas de segurança pública do estado.

O projeto autoriza ainda o Governo do Estado do Rio de Janeiro a utilizar equipamentos para restringir o acesso de motos; além da utilização de câmeras de segurança, da garantia de acessibilidade e da instalação de iluminação pública. As concessionárias de serviço público detentoras de passarelas sobre vias ferroviárias ou rodoviárias deverão autorizar o livre acesso dos órgãos públicos que visam ao cumprimento da medida.

O texto segue para o governador Cláudio Castro (PL), que tem até 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alerj aprova criação do programa Passarela Segura
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui