Alerj aprova lei que obriga policiais a usarem câmeras nos uniformes e aeronaves da corporação

Proposta vai à sanção do governador Cláudio Castro, que já deu indícios de que vai aprovar o projeto

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reginaldo Pimenta/Agência O Dia

Por 34 votos favoráveis e 16 contrários, os deputados do Rio de Janeiro aprovaram, na tarde quarta-feira (12/05), um Projeto de Lei que prevê a instalação de câmeras nos uniformes e nas aeronaves da polícia. O placar da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), ainda registrou uma abstenção.

A proposta foi discutida após quase uma a operação policial mais letal da história do Rio, no Jacarezinho, que deixou 28 mortos, entre eles, um policial civil, e a realização de audiência pública com autoridades de segurança sobre o projeto. Ambas as reuniões já estavam marcadas antes da ação.

A media vai ser encaminhada à sanção do governador Cláudio Castro (PSC), que que garantiu, na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), parte do investimento para compra dos equipamentos.

A proposta aprovada pelos deputados atualiza uma lei (Lei 5.588/2009) que está prestes a completar 12 anos em vigor, mas que não vinha sendo cumprida.

Advertisement

A lei de 2009 já determinava a instalação de câmeras nas viaturas. A medida aprovada nesta quarta atualiza a regra e determina prazos para o cumprimento.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alerj aprova lei que obriga policiais a usarem câmeras nos uniformes e aeronaves da corporação
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui