Alerj aprova PL de adesão do RJ ao compromisso nacional de alfabetização infantil

Objetivo do projeto é a criação e execução de programas e ações destinadas à promoção e melhora da qualidade da alfabetização infantil

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Crianças em creche no Rio - Foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Educação

Pelo Projeto de Lei 1.422/19, aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesta terça-feira (18/02), em segunda discussão, o Estado do Rio terá que aderir ao Compromisso Nacional de Criança Alfabetizada, nos termos do Decreto Federal 11.556/23.

O objetivo do PL, de autoria do deputado Dionísio Lins (PP), é a criação e execução de programas e ações destinadas à promoção e melhora da qualidade da alfabetização infantil.

Quanto à educação básica e à educação não-formal, o projeto contempla o combate ao analfabetismo absoluto e funcional nas diferentes etapas dos ciclos educacionais citados. Ao Governo do Estado é facultado o direito de lançar decretos para a regulamentação da norma.

“Sabemos que é imprescindível para efetivação destas metas a adoção de método de alfabetização adequado e, principalmente, qual o material didático disponibilizado para o aprendizado dos alunos”, argumentou Dionísio Lins na justificativa do projeto.

Pelo compromisso nacional de alfabetização infantil, a União celebra ações de apoio a Estados e Municípios, de natureza supletiva e redistributiva. As ações podem ser de assistência técnica e financeira, tomando como critério o número de crianças não alfabetizadas.

A medida segue para o governador Cláudio Castro (PL), que terá até 15 dias úteis para sancionar ou vetar o Projeto de Lei.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Alerj aprova PL de adesão do RJ ao compromisso nacional de alfabetização infantilddr newsletter Alerj aprova PL de adesão do RJ ao compromisso nacional de alfabetização infantil

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui