Foto: Julia Passos

As pessoas que estiverem imunizadas com as duas doses da vacina contra Covid-19 poderão visitar pacientes com covid-19 internados em hospitais públicos ou privados. É o que determina o Projeto de Lei 4.221/21, do deputado Rosenverg Reis (MDB), aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em discussão única, nesta quinta-feira (30/09).

Para ter acesso ao paciente, o cidadão deverá apresentar o comprovante de imunização. O visitante também deverá exibir teste PCR negativo das últimas 48 horas e assinar um termo de responsabilidade com ciência das regras de visitação e dos possíveis riscos de reinfecção. A permissão valerá para visitas de pacientes internados nas enfermarias e quartos, sendo proibida a entrada nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Além disso, a visita deve cumprir todas as medidas sanitárias, como o uso dos equipamentos de proteção individual. Os hospitais, por sua vez, deverão informar as regras e demais critérios quanto aos horários e ao número de visitantes autorizados a realizar a visita. O texto ainda prevê a realização de visitas virtuais, através de vídeo chamada.

O tratamento médico do paciente internado com covid-19 durante a pandemia é de extremo “isolamento”, o que é muito difícil na recuperação desse cidadão, que se vê sozinho e sem contato com a família. A intenção deste projeto é garantir humanização no tratamento do paciente, com o acolhimento familiar, através da autorização dessa visitação”, justificou Rosenverg.

Após a aprovação pela Alerj, medida segue, agora, para sanção ou veto do governador Cláudio Castro (PL).

Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui