Alerj aprova projeto de lei que regulamenta parcerias entre instituições religiosas e o estado

Convênio, no entanto, tem como foco apenas projetos sociais; governador tem 15 dias para sancionar ou vetar a proposta

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

Na última terça-feira (17/11), foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) um projeto de lei, de autoria do deputado Capitão Paulo Teixeira (Republicanos), que regulamenta parcerias entre instituições religiosas e o Poder Público. A medida, no entanto, valerá apenas para as organizações que se dediquem a atividades ou projetos de interesse público e de cunho social, e não para aquelas destinadas a fins unicamente religiosos.

Segundo o PL 2.915/20, que agora está nas mãos do governador em exercício, Cláudio Castro, para sancioná-lo ou não, a Administração Pública poderá firmar parcerias com essas instituições para atividades de assistência social, educação infantil e de adultos, segurança alimentar e cidadania e cultura e lazer – além de programas sociais em caráter temporário ou permanente.

”O objetivo é facilitar a parceria da administração pública com entidades religiosas de qualquer vertente, desde que desenvolvam trabalho social. Muitas já ajudam a comunidade onde estão e, com a parceria, será possível viabilizar mais serviços à população. É uma forma de complementar a ação do Estado através de instituições que já desempenham os serviços”, justificou Capitão Paulo Teixeira.

O projeto de lei determina que as organizações deverão comprovar a existência de sede no estado, apresentar inscrição regular no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e o Estatuto Social devidamente registrado no órgão competente, comprovar a disponibilidade de estruturas físicas e de pessoal aptos ao atendimento da política pública específica. Elas também deverão apresentar as certidões negativas criminais do pessoal envolvido com a parceria.

Advertisement

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou emendas que obrigam a instituição contemplada pela parceria a prestar contas, comprovar a execução do projeto social e o cumprimento das metas definidas no acordo. Todo trabalho será acompanhado e fiscalizado por um representante da administração estadual.

À proposta original, os parlamentares acrescentaram ainda a determinação de que o Estado deverá divulgar as parcerias contempladas pela lei em meios de comunicação.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alerj aprova projeto de lei que regulamenta parcerias entre instituições religiosas e o estado
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. A gente sabe muito bem o que se pretende com isso…
    Colocar as igrejas dentro da sala é um péssimo negócio(!!) meio pelo qual elas vão alcançar pessoas à medida que levam a “palavra do senhor”… isso o Estado vai proibir expressamente(???) que seja feito por elas se aproveitando do convenio(???)
    Senão, então a causa não é tão social do ponto de vista do interesse público…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui