Alerj aprova projeto de que regulamenta atividades que não precisarão de autorização de funcionamento

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Rafael Wallace

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em sessão plenária nesta terça-feira (07/07) o projeto de lei 1.805/2020, de autoria do deputado Alexandre Freitas (Novo), que reduz a burocracia de permissões para funcionamento de atividades econômicas no estado do Rio de Janeiro. O texto regulamenta mais de 280 atividades de baixo risco, que poderão ser exercidas por pessoa física ou jurídica sem a necessidade de atos de órgãos públicos, como autorização, licença, alvará, concessão, inscrição, permissão, cadastro e diversos outros atos burocráticos para atuação.

O projeto é baseado na Lei Federal 13.874/19, conhecida como Lei da Liberdade Econômica, que libera atividades de baixo risco de qualquer tipo de permissão para funcionamento, tais como alvará e licenciamento. Entre as atividades listadas no projeto estão os serviços de manutenção de veículos, serviços advocatícios e filmagem de festas e eventos. De acordo com o texto, a lista é exemplificativa, podendo o Poder Executivo incluir outras atividades.

Participando do plenário da Alerj pela internet, o deputado Alexandre Freitas comemorou a aprovação do projeto. “Hoje é um grande dia para a sociedade fluminense. A Alerj dá uma resposta sensacional para aqueles que querem empreender no nosso estado. Agora, com essa aprovação deste projeto de lei, a gente vai ter menos burocracia para que as pessoas comecem o seu negócio. Queria parabenizar os meus colegas, que deram uma excelente resposta para o cidadão fluminense, que está com tanto problema em razão da pandemia”, afirmou o parlamentar.

Na justificativa do projeto, Freitas destaca que a obrigatoriedade de atos públicos de liberação retrata uma excessiva burocracia, que cria diversos obstáculos ao desenvolvimento da economia nacional, acrescentando que a defesa de pautas de liberdade econômica está intimamente ligada a direitos sociais, geração de riquezas e ao meio-ambiente.

Advertisement

O projeto de lei teve co-autoria dos deputados Anderson Moraes (PSL), Rodrigo Amorim (PSL) e Vandro Família (SDD).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alerj aprova projeto de que regulamenta atividades que não precisarão de autorização de funcionamento
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui