Alerj aprova projeto que garante bicicletas no transporte público do Rio

A Alerj aprovou em primeira discussão o projeto que permite o acesso de bicicletas em trens, barcas e metrôs. A medida ainda precisa passar por segunda votação.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Imagem gerada por Inteligência Artificial

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quinta-feira (13), em primeira discussão, o Projeto de Lei 1.858/16, que garante o acesso de bicicletas nos trens, barcas e metrôs do estado. A proposta, de autoria do deputado Carlos Minc (PSB), complementa a Lei 7.105/15, que instituiu o Sistema Cicloviário do Estado do Rio de Janeiro. O projeto ainda precisa passar por uma segunda votação em plenário para seguir adiante.

O texto estabelece que as bicicletas poderão ser transportadas no primeiro e no último vagão dos trens e metrôs, além de serem permitidas nas barcas. A entrada será autorizada durante todo o horário de funcionamento dos modais, e as plataformas deverão indicar áreas específicas para o embarque de ciclistas. O projeto também prevê a instalação de bicicletários nas estações, com pelo menos uma vaga para cada mil usuários.

“A questão da bicicleta não é só ter ciclovia, é garantir a integração entre os modais”, explicou Carlos Minc durante a sessão. “São aperfeiçoamentos de uma lei que tem 10 anos. Em alguns locais há bicicletários, mas em outros não. Precisamos garantir que essa estrutura seja respeitada”, completou o deputado.

O projeto ainda prevê que a permissão pode ser suspensa sem aviso prévio em operações especiais ou medidas de segurança, desde que haja justificativa e prazo determinado.

Além de Carlos Minc, o projeto conta com a coautoria dos deputados Flávio Serafini (PSOL), Tia Ju (REP), Franciane Mota (Pode), Dani Monteiro (PSOL) e Dionísio Lins (PP). Se aprovado em segunda discussão, o projeto poderá garantir mais acessibilidade e mobilidade para ciclistas no transporte público do estado.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Alerj aprova projeto que garante bicicletas no transporte público do Rioddr newsletter Alerj aprova projeto que garante bicicletas no transporte público do Rio

2 COMENTÁRIOS

  1. Amigos foi o quê comentei sobre armar ou criar uma nova polícia municipal,os caras ficam cossando o saco sem nada prá fazer,e aí fazem essas leis dê uma tremenda idiotices, como assim colocar bicicletas nos transportes coletivos, como ás barcas,trens e metrôs, esses transportes coletivos mau e porcamente não têm condições dê transportar os usuários quê seguem diariamente pára seus trabalhos escolas etcetera, pois muitos não embarcam pôr falta dê espaço e como colocar uma bike em um lugar quê deveria ser dos usuários, quê não embarcam pôr falta dê espaços, esses Srs só podem estar dê sacanagens com ás pessoas, isso é uma tremenda idiotices e demagogia, lembra muito o finado ex governador Leonel Brizola,

  2. Mais outra lei da bagunça que permitirá o absurdo de usuários entrarem no metrô e trem (daqui a pouco ônibus?) com suas bikes (se a composição der uma freada brusca, ou mesmo sem isso, e a bike bater em outro usuário é treta na certa). Se um determinado horário tem maior fluxo de passageiros, estes vão precisar ter paciência com bike de outros em cima dividindo espaço… ADEUS CONFORTO E SEGURANÇA!!!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui