Alerj aprova projeto que obriga a rede privada de saúde a fazer parto humanizado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Reprodução: Internet

O projeto de Lei 4.276/18, de autoria do deputado Carlos Minc (PSB), aprovado nesta terça-feira (02/03), pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), garante às mulheres a realização de um parto humanizado tanto em hospitais públicos como particulares do Rio de Janeiro. Esse tipo de parto garante à parturiente escolher procedimentos eletivos que lhe permitam ter maior conforto e bem-estar durante o parto, incluindo procedimentos médicos para alívio da dor, desde que resguarda a segurança do parto. Atualmente este tipo de parto só é obrigatório, através da Lei 7.191/16, na rede pública. O texto seguirá para o governador em exercício, Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo.

Segundo o deputado estadual a proposta tem por “objetivo adequar a legislação estadual às recomendações da Organização Mundial de Saúde, atualizadas em 2018, e às Diretrizes para Parto do Ministério de Saúde, publicadas em 2017, que dispõe para todo serviço de saúde, seja público ou privado, estabelecendo boas práticas para a atenção ao ciclo gravídico-puerperal”.

O projeto de Lei, de Carlos Minc, também adequa a norma à Lei 7.134/16, que garante à gestante a presença de doulas e acompanhantes de livre escolha da mulher durante o parto. O documento assegura ainda que os critérios estabelecidos no Plano Individual de Parto podem ser modificados caso a segurança do parto ou a saúde da mãe ou do recém-nascido estejam em risco. A decisão médica deverá ser feita por escrito e constar no prontuário da mãe ou do bebê.

A mulher ou acompanhante devem ser informados sobre os procedimentos realizados em contrário ao constante do Plano Individual de Parto deverão, preferencialmente antes de sua realização, quando possível.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alerj aprova projeto que obriga a rede privada de saúde a fazer parto humanizado
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui