Alerj aprova ‘superferiado’; municípios terão autonomia nas medidas de restrição

Se houver divergência entre medidas do estado e dos municípios, valerão as regras que forem mais restritivas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Cleomir Tavares/Diário do Rio

Nesta terça-feira (23/03), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em regime de urgência o projeto de lei 3.906/21, que adianta os feriados de Tiradentes e São Jorge e implementa um recesso entre os dias 26 de março e 4 de abril, com o objetivo de conter o avanço da pandemia de Covid-19 no estado.

A medida não afeta o funcionamento das unidades de Saúde, Assistência Social, Segurança Pública, serviços funerários, igrejas e templos, além de outras atividades consideradas essenciais e atividades de trabalho exclusivamente remotas. O projeto segue para sanção ou veto do governador em exercício, Cláudio Castro.

Os deputados apresentaram 47 emendas para aperfeiçoar o texto e 25 delas foram aproveitadas pela Comissão de Constituição e Justiça, após um acordo entre os deputados e representantes do Governo estadual. O novo texto definiu que tanto o Governo do Estado quanto as prefeituras serão responsáveis por estabelecer as regras de funcionamento e a proibição de abertura dos estabelecimentos durante o recesso. Se houver divergência entre eles, valerão aquelas regras que forem mais restritivas.

Essa matéria não teve vencidos nem vencedores. Essa matéria é para dar autonomia, já existente na Constituição, aos municípios e aos prefeitos nas últimas decisões. Não é saber quem tá certo ou quem tá errado, não é o momento de ter razão, o momento é de ter juízo”, comentou o presidente da Casa, deputado André Ceciliano (PT).

Advertisement

Os votos contrários ao projeto foram dos deputados: Alexandre Freitas (Novo), Adriana Balthazar (Novo), Anderson Moraes (PSL), Subtenente Bernardo (Pros), Giovani Ratinho (Pros) e Marcelo Cabeleireiro (DC).

Os feriados de Tiradentes (21 de abril) e São Jorge (23 de abril) serão transferidos para os dias 29 e 30 de março, respectivamente. Para garantir a redução da circulação de pessoas nesse período, a medida também cria três feriados nos dias 26 e 31 de março e 1º de abril.

Os leitos estão acabando em todo o Brasil. A proposta do governador não é estabelecer esse período como um momento de lazer, mas dar uma mensagem à população de que essa paralisação emergencial é necessária”, declarou o líder do governo na Alerj, deputado Márcio Pacheco (PSC).

Por meio de emendas, os parlamentares também inseriram a previsão para o Governo do Estado prestar apoio técnico e financeiro às prefeituras nas fiscalizações de estabelecimentos que violem as normas de combate à Covid-19 durante o recesso.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alerj aprova 'superferiado'; municípios terão autonomia nas medidas de restrição
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui