A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) celebrou nesta terça-feira (6) os 99 anos do Palácio Tiradentes com uma programação especial de visitas guiadas teatralizadas, marcando o início das comemorações para o centenário do edifício, que será celebrado em maio de 2026.
O evento gratuito conduziu o público por um roteiro que uniu história e encenação, passando por espaços como o Saguão Getúlio Vargas, Salão Nobre, Plenário Barbosa Lima Sobrinho e Biblioteca Dona Maria Portugal Duque Costa. Durante a visita, os participantes interagiram com personagens históricos, como o ex-presidente Juscelino Kubitschek e o escritor Jorge Amado, interpretados por atores da equipe HiperAtivos, sob direção artística de Lucas Rezende.
“Essa é uma forma de dar vida à história do Rio de Janeiro. É o terceiro projeto que realizamos na Alerj e sempre com sucesso. Os atores são maravilhosos e o público absorve o espetáculo”, afirmou Rezende.
A diretora de Cultura da Alerj, Fernanda Figueiredo, anunciou que as celebrações seguirão até 2026 com uma programação contínua. “Trouxemos personagens simbólicos que passaram pela Casa como forma de marcar a abertura das comemorações. A partir de agora, teremos exposições, pinturas, teatro, música e outros elementos culturais todos os meses, culminando em uma grande celebração nos 100 anos do prédio”, destacou.
O historiador Everaldo Lacerda, visitante de Brasília, aproveitou seu último dia na cidade para participar da atividade. “Foi uma experiência muito mágica. Eu me senti voltando ao passado como parte da história. Acredito que tenha sido a visita guiada mais completa que vi por aqui”, comentou.
O Palácio Tiradentes, inaugurado em 6 de maio de 1926, é um dos marcos arquitetônicos e políticos do Rio de Janeiro, tendo abrigado a Câmara dos Deputados até 1960, antes de se tornar sede da Alerj.