Alerj concede medalha Tiradentes a Alfredo Sirkis

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Alfredo Sirkis - Foto: Pedro França/Agência Senado

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quarta-feira (22/07), em discussão única, o projeto de resolução 413/2020, que concede a Medalha Tiradentes – maior honraria do Parlamento Fluminense – post mortem ao ambientalista Alfredo Hélio Sirkis. A concessão da medalha será promulgada pelo presidente da Casa, deputado André Ceciliano (PT), e publicada no Diário Oficial do Legislativo nos próximos dias.

Sirkis faleceu no último dia 10 de julho, após sofrer um acidente de carro no Arco Metropolitano. Ambientalista, político, jornalista e escritor, Sirkis foi vereador do município do Rio por quatro mandatos, deputado federal, secretário municipal de Urbanismo e de Meio Ambiente, além de presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP). O ambientalista também foi coordenador executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima (FBMC) e um dos fundadores do Partido Verde (PV). Durante o regime militar, passou oito anos e meio no exílio trabalhando como jornalista na França, Argentina, Chile e Portugal. Autor de nove livros, Sirkis ainda trabalhou como repórter nas revistas Veja e Isto É, além de colaborar em diversos semanários como Pasquim, jornais como O Globo e Folha de S. Paulo e escrever roteiros para a TV Globo.

O deputado Carlos Minc (PSB), que é um dos autores da medida, se mostrou comovido com a homenagem. Minc foi companheiro de Sirkis no exílio durante a ditadura e também um dos fundadores do Partido Verde (PV). “Meu companheiro de mais de 50 anos, desde o colégio de aplicação, até o exílio e a fundação do partido. Ele sempre foi muito corajoso e inteligente, além de participar ativamente da criação e execução das nossas campanhas. Muito triste a perda deste companheiro de uma vida toda. Ele estava tão feliz com o novo livro, em plena atividade com as campanhas ambientais, fazendo muitos projetos. Estou muito emocionado, perdi um amigo e irmão. Viva o Sirkis”, ressaltou Minc.

A medida também é assinada pelos seguintes deputados: Luiz Paulo (PSDB), Martha Rocha (PDT), Renan Ferreirinha (PSB), Renato Cozzolino (PRP), Bebeto (Pode), André Correa (DEM), Marcelo Cabeleireiro (DC), Luiz Martins (PDT), Rodrigo Bacellar (SDD), Samuel Malafaia (DEM), Marcus Vinícius (PTB), Subtenente Bernardo (PROS), Dr. Deodalto (DEM), Marcelo do Seu Dino (PSL), Chiquinho da Mangueira (PSC), Márcio Canella (MDB), Danniel Librelon (REP), Eliomar Coelho (PSol), Lucinha (PSDB), Monica Francisco (PSol), Waldeck Carneiro (PT), Enfermeira Rejane (PCdoB), Brazão (PL), Jair Bitencourt (PP), Dr. Deodalto (DEM), Val Ceasa (Patriota), Renata Souza (PSol), João Peixoto (DC) e Pedro Ricardo (PSL).

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alerj concede medalha Tiradentes a Alfredo Sirkis
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui