O plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vota, em discussão única, nesta quinta-feira (13), o Projeto de Resolução 1170/2025 que concede a Medalha Tiradentes post mortem a Maria Lucrécia Eunice Facciolla Paiva: Eunice Paiva, personagem central do drama “Ainda estou Aqui”.
Pela Resolução, a viúva do deputado Rubens Paiva, preso e desaparecido durante o governo militar, pode receber a honraria, que é a maior concedida pela casa fluminense. Caso receba emendas, o projeto sairá de pauta.
Para a autora do projeto, a deputada Dani Monteiro (PSol), a homenagem é um reconhecimento da importância de Eunice para a história do Brasil.
“Eunice Paiva é uma importante figura do nosso Estado como defensora da democracia e dos direitos humanos, contra as barbáries da ditadura militar e ativista política pelo direito dos povos originários”, afirmou a deputada.
A atuação de Eunice Paiva foi fundamental na procura por informações sobre o paradeiro de Rubens Paiva. A viúva formou-se em Direito, tendo se engajado na defesa de sociais, políticos e humanos.
O filme Ainda Estou Aqui, que narra a trajetória de Eunice, foi vencedor do Oscar 2025 na categoria de Melhor Filme Internacional, além de ter sido indicado nas categorias de Melhor Filme e Melhor Atriz para Fernanda Torres, intérprete de Eunice Paiva.