Alerj pode criar Política da Economia do Mar

Noel de Carvalho (PSDB) destacou que o mar contribui com inúmeros benefícios para a sociedade, tanto econômicos, como sociais e ambientais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa da Baía de Guanabara na região da Urca - Foto Cleomir Tavares/Diário do Rio

As comissões de Economia e da Indústria Naval, Offshore e Petróleo e Gás da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vão realizar audiência pública conjunta para tratar do Projeto de Lei 4698/21, que cria a Política Estadual da Economia do Mar no estado. A proposta é de autoria do deputado Luiz Paulo (Cidadania). A reunião será semipresencial, na sexta-feira (29/10), às 14h, no auditório do 21° andar do Edifício Lúcio Costa.

É importante estabelecer as principais atividades econômicas relacionadas à Economia do Mar em consonância com a Política Nacional para os Recursos do Mar (PNRM). Este projeto possibilita novas atividades econômicas como setor de óleo e gás, indústria naval, engenharia naval e setor de pesquisa“, disse o deputado.

Já o presidente da Comissão de Economia da Casa, deputado Noel de Carvalho (PSDB) destacou a importância do debate, destacando que o mar contribui com inúmeros benefícios para a sociedade, tanto econômicos, como sociais e ambientais.

São muitas atividades econômicas geradas no mar, como a pesca e o turismo, e a nova fronteira do conhecimento que é a biotecnologia marinha. E logicamente o petróleo, pois cerca de 95% do petróleo e 85% do gás natural produzidos no Brasil vem do mar.”, disse o parlamentar. 

Advertisement

Foram convidados representantes das secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico e de Planejamento; da Firjan, do Cluster Tecnológico Naval; do Sebrae; das Docas; do Rio Indústria; de universidades; da Petrobras e de sindicatos metalúrgicos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alerj pode criar Política da Economia do Mar
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui