Alerj pode ter nova CPI das Milícias

Alexandre Freitas quer fazer uma CPI para investigar a interferência das milícias e tráfico na exploração de serviços e venda de produtos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Reprodução Internet

A Alerj já teve uma CPI das Milícias, em 2008, e que jogou luz nestes criminosos que na época recebiam aplausos de parte da população e elegiam políticos assumidamente milicianos. A CPI catapultou a carreira política de Marcelo Freixo, que até hoje anda com seguranças devido as denúncias no relatório final.  O relatório final pediu o indiciamento de 225 políticos, policiais, agentes penitenciários, bombeiros e civis.

Hoje a milícia é mais escondida, porém ainda elege seus políticos, felizmente, eles tem vergonha de se assumir assim. E se um socialista iniciou aquela CPI, um libertário na Alerj, o deputado estadual Alexandre Freitas (sem partido), apresentou na Alerj um requerimento de CPI para investigar a interferência de organizações criminosas na exploração de serviços e venda de produtos. Não limitado apenas às milícias, mas também ao tráfico.

Freitas é um defensor da liberação do porte legal de armas, e com várias fotos em seu Instagram com suas pistolas. Suas posições libertárias (para quem não sabe, é defender ao máximo as liberdades individuais) acabou levando ele a expulsão do Novo. E não teme as ameaças a sua vida:

WhatsApp Image 2021 06 28 at 16.52.35 Alerj pode ter nova CPI das Milícias
Alexandre Freitas

Se você quer deixar realmente sua marca no estado do Rio de Janeiro, se você quer enfrentar aquilo que está errado e que precisa melhorar, você precisa botar a cara à tapa e enfrentar certos riscos. Quem quer roubar no estado, realmente encontra uma barreira no nosso mandato. Acho que as pessoas estão respeitando nosso trabalho, vendo que é sério, que não tem absolutamente nada de pessoal. O que a gente está fazendo é o que a gente entende que é certo e vai seguir fazendo independente de ameaça ou não“, diz o deputado.

Advertisement

A proposição – protocolada com o apoio de 33 deputados, quórum mínimo para instalação – pretende apurar a relação de organizações criminosas (notadamente narcotráfico e milícias) na criação de monopólios econômicos para beneficiar empresas e empresários na exploração de serviços e venda de produtos, como como telefonia, internet, luz, e outros, bem como os danos gerados para a população sujeita aos monopólios criados por meio de violência e coação.

No texto do requerimento, o parlamentar afirma que tomou conhecimento, através de relatos de moradores de áreas de risco, que organizações criminosas têm atuado em conluio com empresários para garantir o monopólio na exploração dos serviços de internet nas áreas em que exercem influência.  

Há fortes indícios de que o narcotráfico vende o monopólio para empresas clandestinas e as milícias atuam abrindo empresas para explorar os serviços, usando laranjas para figurarem como responsáveis”, diz Alexandre Freitas no texto do requerimento, informando saber que a prática foi expandida por diversas áreas do estado.

Segundo o parlamentar, a CPI deverá esclarecer em qual momento a relação das empresas prestadoras de serviços e venda de produtos passou da simples extorsão para a divisão de lucros, através do implemento do monopólio em certas atividades econômicas; e empresários, oportunistas, deixaram de ser vítimas, para se tornarem sócios das organizações criminosas.

Caberá às investigações desta CPI demonstrar a natureza jurídica do valor repassado: se é produto de crime (extorsão) ou partilha de lucro (associação)”, conclui.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alerj pode ter nova CPI das Milícias
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui