ALERJ prorroga Lei de Cotas por mais dez anos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Lei das Cotas continua cercada de polêmicas mas a ALERJ  votou e aprovou hoje (11/09), em discussão única, o projeto de lei 4.205/18, de autoria do Executivo, que prorroga o sistema de cotas para os cursos de graduação nas universidades públicas estaduais do Rio por mais dez anos. A regulamentação das cotas havia acontecido em 2008, por meio da Lei 5.346/08, mas a norma só tinha validade até o fim deste ano.

Segundo o texto, só poderão entrar na faculdade através do sistema de cotas os estudantes que tenham renda familiar mensal per capita de, no máximo, um salário mínimo e meio.

A proposta também determina que sejam reservadas no mínimo 20% das vagas de cada curso às pessoas negras, indígenas e oriundas de comunidades quilombolas. Outros 20% serão destinados aos alunos que cursaram integralmente o ensino médio em qualquer escola pública brasileira. A norma ainda reserva 5% das vagas às pessoas com deficiência e aos filhos de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e administração penitenciária mortos ou incapacitados durante o serviço.

Conseguimos aprovar minhas emendas que garantiram 20% das vagas para alunos oriundos do ensino médio da rede pública e 5% para estudantes com deficiência”, comemorou o deputado Waldeck Carneiro (PT/RJ).

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp ALERJ prorroga Lei de Cotas por mais dez anos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui