Alerj quer campanha sobre os riscos da angústia de ficar sem celular

Você tem um medo irracional de ficar sem celular por algum motivo? Você pode sofrer nomofobia e a Alerj aprovou leii para combate-la

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto de Rawpixel

Sabe o que é nomofobia? Pois saiba que, muito provavelmente, você sofre ou conhece alguém que tem este problema, é ao medo irracional de ficar sem o seu telefone celular ou ser incapaz de usar o telefone por algum motivo, como a ausência de um sinal, o término do pacote de dados ou a carga da bateria.. Pois a Alerj aprovou em segunda discussão, nesta quarta-feira (03/02), que o Governo do Estado deverá instituir, na rede de saúde pública e privada do estado do Rio, campanha sobre os riscos da nomofobia.  O texto seguirá para o governador em exercício, Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo.

De autoria do ex-deputado Waguinho (MDB), atualmente prefeito de Belford Roxo, a Lei prevê que a campanha deverá constar no calendário permanente da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Participarão da campanha hospitais, ambulatórios e postos de assistência médica, da rede pública e privada, que informarão aos pacientes sobre os efeitos colaterais da nomofobia. 

De acordo com o blog Vittude, palavra nomofobia é tem origem de uma composição em inglês: no + mobile + phone + phobia. O termo foi criado pela YouGov, uma instituição de pesquisa sediada no Reino Unido. Em um estudo de 2008, pesquisadores relataram que 53% dos usuários de celulares se sentiam ansiosos quando não podiam usar seus telefones celulares e mais da metade nunca desligava seus telefones. Estudos subsequentes descobriram que os números aumentaram desde então.

O Vittude diz que estes são os sinais de alerta para quem acha que sofre de nomofobia:

Advertisement
  • Incapacidade de desligar seu telefone;
  • Verificar obsessivamente chamadas perdidas, e-mails e textos;
  • Constantemente carregar a bateria do celular;
  • Conferir obsessivamente redes sociais e whatsapp;
  • Demonstrar irritação ao estar em locais sem conexão wi-fi;
  • Ser incapaz de ir ao banheiro sem levar seu telefone com você.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alerj quer campanha sobre os riscos da angústia de ficar sem celular
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui