Alerj recorre de decisão do STF de suspender processo de impeachment de Witzel

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Wilson Witzel, governador do RJ, alvo de um processo de impeachment na Alerj - Foto: Adriano Machado/Reuters

A ”novela” sobre o impeachment do governador Wilson Witzel ganhou mais um capítulo. Depois de ter sido suspenso na última segunda-feira (27/07) pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, que solicitou que uma nova comissão fosse instaurada, o processo pode vir a ser retomado, pois a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) entrou com um recurso para anular a decisão do ministro. Em sua argumentação, a Alerj pede que o STF ”reconsidere integralmente” o parecer e que mantenha a atual bancada julgadora.

”Reconsidere a respeitável decisão que deferiu a medida liminar nesta Rcl n° 42.358-RJ, restaurando-se, assim, a composição e o funcionamento da Egrégia Comissão Especial de Impeachment”, diz o recurso elaborado pela Alerj e enviado ao STF.

Com o recesso do judiciário tendo terminado neste sábado (01/08), o recurso deve ser analisado pelo ministro Luiz Fux, que é o relator do caso. Em relação à liminar de Dias Toffoli, a mesma foi deferida após um pedido da defesa de Witzel, que alega haver irregularidades no decorrer do processo, como:

  • Comissão especial de impeachment na Alerj criada sem votação;
  • Colegiado formado por 25 integrantes ao invés de 18;
  • Formação da comissão desrespeitou o princípio da proporcionalidade.

Em sua decisão, Toffoli determina que o novo colegiado do impeachment deve observar a proporcionalidade de representação dos partidos políticos e blocos parlamentares. O ministro estabeleceu ainda que deve ser realizada votação no plenário dos nomes apresentados pelos respectivos líderes, ainda que o escrutínio seja feito de modo simbólico.

Advertisement

Em seu parecer, Toffoli acata o pedido dos advogados de Witzel e determina uma nova comissão, respeitando a proporcionalidade de representação dos partidos políticos e blocos parlamentares. Ainda segundo ele, uma votação deve ocorrer no plenário, mesmo que de maneira simbólica, para eleger os nomes sugeridos pelos respectivos líderes que compõem a Casa.

A Alerj, por sua vez, se defende dizendo que o rito do processo, estabelecido pela lei 1.079/50, está, sim, sendo seguido à risca, com todos os partidos que compõem o parlamento sendo representados na comissão julgadora e com o direito de defesa de Witzel garantido.

”Nós reafirmamos a confiança em tudo o que foi feito, na composição da comissão, a definição do rito, que seguiram a lei 1.079/50 e a ADPF 378. Elas determinam a participação de todos os partidos, e permitem a formação da comissão por indicação dos líderes. Estamos garantindo o direito à ampla defesa do governador”, disse o presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alerj recorre de decisão do STF de suspender processo de impeachment de Witzel
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui