Alerj reduz horário de funcionamento em razão do avanço da pandemia

Esta é a terceira vez que a Casa adota medidas de prevenção por conta da pandemia; sessões de votação não serão interrompidas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fachada da Alerj - Foto: Reprodução/TV Globo

Em razão do agravamento da pandemia da Covid-19, a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) decidiu restringir, temporariamente, o horário de funcionamento da Casa. A medida tem o objetivo de contribuir para a política de redução de pessoas em circulação nas ruas, evitando aglomerações, principalmente, nos transportes públicos. O reescalonamento de horário vale tanto para funcionários e deputados, quanto para visitantes nos prédios do Parlamento fluminense. 

A partir de segunda-feira, o funcionamento presencial terá início às 10h, com encerramento às 15h. Sessões e audiências continuam a ser realizadas remotamente por vídeoconferências,  entre  12h e 14h as plenárias e das 14h às 15h, o expediente final. O horário presencial da área administrativa é o mesmo de funcionamento da Casa, entre 10h e 15h, observando-se as escalas de cada diretoria, departamento e gabinetes. O horário do trabalho remoto fica a cargo de cada diretoria ou departamento, de acordo com especificidades e  necessidades de cada um. 

Logo no início da pandemia do coronavírus, em março de 2020, a Mesa Diretora da Alerj publicou dois atos normativos (651 e 654 /2020), afastando do trabalho presencial funcionários de grupos de risco, gestantes, portadores de doenças crônicas e regulamentando as sessões remotas, por teletrabalho. Apesar das medidas restritivas, o Parlamento fluminense intensificou a agenda de discussões e votações de projetos de lei, para apoiar o Governo do Estado na implementação de medidas de enfrentamento à crise sanitária. Não houve recesso e foram realizadas cerca de 350 sessões extraordinárias. Cerca de 450 propostas viraram leis, mais de 90% delas, relacionadas à pandemia da Covid-19. Entre os que viraram leis estão a redução de valores das mensalidades escolares, proibição de corte de fornecimento dos serviços das concessionárias de água, luz e gás. 

Agora em março, o Parlamento aprovou a criação do auxílio emergencial Supera Rio (Lei 9.191/21), que vai repassar até R$ 300 a famílias que perderam totalmente a renda neste período de pandemia e que não recebem outro tipo de benefício. O pagamento está em fase de regulamentação pelo Governo do Estado. Medidas como essas reforçam o papel fundamental do Legislativo no suporte ao cidadão do estado, que enfrenta uma crise sem precedentes. 

O novo horário de funcionamento passa a vigorar a partir de segunda-feira, 22  de março, em caráter temporário. 

Os horários das atividades são os seguintes: 
Funcionamento da Casa – entre 10h e 15h
Sessões plenárias – das 12h às 14h
Expediente final – das 14h às 15h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alerj reduz horário de funcionamento em razão do avanço da pandemia
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui