Alerj terá CPI para investigar maus tratos a animais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa | Foto: Reprodução

Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada para investigar maus tratos a animais será criada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A determinação é do projeto de resolução 178/19, de autoria do deputado Jorge Felippe Neto (PSD), que a Alerj aprovou nesta quarta-feira (23/10) em discussão única. A medida será promulgada pelo presidente da Casa e publicada no Diário Oficial do Legislativo nos próximos dias.

De acordo com a proposta, a CPI deverá investigar irregularidades na venda de animais por canis, pet shops e estabelecimentos clandestinos; analisar as políticas de assistência a animais de rua e as regras para funcionamento humanizado de abatedouros, além de apurar denúncias de caça ilegal e apreensão de animais silvestres na Serra dos Órgãos e no Parque do Mendanha, bem como a caça ilegal de tartarugas na Região da Costa Verde.

A CPI será composta por sete integrantes e terá prazo de 90 dias, podendo ser prorrogável por igual período. “Essa é uma demanda de diversos órgãos, entidades e pessoas ligadas à temática, que começaram a procurar o gabinete a partir do caso em que uma onça foi abatida ilegalmente na Serra dos Órgãos no início do ano. Recebi denúncias da realização de caça ilegal e de canis cometendo irregularidades”, comentou o autor do projeto.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alerj terá CPI para investigar maus tratos a animais
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. A CPI DEVE INVESTIGAR MAUS TRATOS A ANIMAIS, NÃO APENAS POR QUEM PRATICA A VENDA DE CÃES DE RAÇA. DEVE INCLUIR, AS SUPOSTAS ´´PROTETORAS“, QUE NA VERDADE, SÃO PESSOAS COM DISTUBIO PSIQUIATRICO E ACUMULAM UM NUMERO ENORME DE CÃES E GATOS, SEM NENHUMA ESTRUTURA ADEQUADA OU CONDIÇÕES SANITARIAS, CONTRIBUINDO PARA A DISSEMINAÇÃO DE ZOONOSES, COMO DOENÇA DO CARRAPATO E LEISHMANIOSE. DOENÇAS ESTAS, QUE ACOMETEM OS SERES HUMANOS. NESTES LOCAIS, OS ANIMAIS NÃO RECEBM NENHUM TIPO DE TRATAMENTO PREVENTIVO PARA NÃO SE CONTAMINARES COM ESTES PATOGENOS. AO PROMOVER FEIRAS DE ADOÇÃO, COM ANIMAIS POSSIVELMENTE DOENTES, SEM ASSISTENCIA VETERINARIA, ESTÃO COLOCANDO DENTRO DA CASA DAS PESSOAS, ANIMAIS QUE PODEM FAZER SERES HUMANOS ADOECEREM. NÃO DIGO QUE O FAÇAM POR MALDADE. MAS, POR DESINFORMAÇÃO. DA MESMA FORMA, OS CRIADORES QUE SUBMETEM SUAS MATRIZES, PADREADORES E FILHOTES A CONDIÇOES DE MUAS TRATOS, DEVEM SER PUNIDOS.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui