ALERJ vai votar lei que permite trânsito de armas certificadas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

ALERJ vota amanhã (19/6) a 1ª discussão do projeto de lei do deputado Alexandre Freitas (NOVO) que dispõe sobre a efetividade ao porte Caçadores, Atiradores e Colecionadores (CACs). A proposição visa a garantir aos CACs, que tenham passado pelo processo de registro e que estejam devidamente autorizados e certificados, a posse, o porte, transporte e trânsito do armamento, conforme autorização da legislação federal.

O PL 450/2019 é o primeiro de autoria do deputado do Novo a ser apreciado no plenário da Alerj. O parlamentar, que tem a segurança pública como uma de suas bandeiras, também é autor de uma Proposta de Emenda constitucional (PEC) que propõe a derrubada do veto da Constituição Estadual para instalação de indústria bélica privada no estado. Na semana passada, anunciou um novo projeto neste segmento.

O PL cria um protocolo para as operações policiais no Estado do Rio de Janeiro, diferenciadas conforme níveis de risco das áreas. A proposição prevê a classificação das áreas em zonas verde, amarela e vermelha, de acordo com a gravidade da influência sócio-política-econômica de organizações criminosas, segundo informações a serem apuradas por relatórios de inteligência.

O projeto determina que todas as operações deverão ter planejamento estratégico registrado e as ações realizadas nas zonas de maior risco gravadas em audio e vídeo.

Advertisement

Segundo o parlamentar, o protocolo dará mais transparência às operações e tornará as condutas auditáveis. “Isso vai proteger o morador da zona de risco e também dará respaldo à conduta dos policiais“, afirmou.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp ALERJ vai votar lei que permite trânsito de armas certificadas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui