Alerj vota projeto de isenção de imposto para empresas e pessoas físicas que ajudarem no combate à Covid-19 no RJ

A medida é de autoria do deputado Marcus Vinícius e pretende auxiliar os municípios na aquisição de vacinas e insumos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Reprodução: Internet

A Assembleia Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vota projeto de lei que isenta de ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos) as pessoas físicas e jurídicas que contribuírem financeiramente para a compra de vacinas e insumos contra a Covid-19. A medida foi apresentada pelo deputado Marcus Vinícius (PTB) e tem apoio de outros 22 parlamentares que assinaram pela urgência da tramitação.

No ano passado, vigorou uma lei semelhante, mas era específica para doação de materiais hospitalares. O projeto de lei nº 3761/2021 supre uma carência estadual, pois não há legislação que isente de ITCMD, permitindo que a doação seja integralmente revertida para o caixa dos municípios fluminenses.

Para o deputado Marcus Vinícius justifica, a proposta é oportuna, diante do consórcio nacional de municípios para a compra de vacinas. Além disso, o Supremo Tribunal Federal (STF) também autorizou estados e municípios a adquirirem vacinas.

Já em Brasília, a Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que permite a empresas e entidades privadas comprarem vacinas da covid-19 registradas em caráter emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desde que doem parte para o Sistema Único de Saúde (SUS). O deputado Marcos Vinícuis destaca que este auxilio pode impulsar o processo de vacinação.

Advertisement

“Sabemos da dificuldade financeira dos governos municipais que, para a compra de vacinas, necessitam de dinheiro em caixa. Obviamente, para imunizar o maior número de pessoas, a ajuda das empresas e pessoas físicas pode ser primordial no combate à Covid-19. Com união e responsabilidade coletiva, venceremos essa pandemia”, afirma o deputado, autor do projeto.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alerj vota projeto de isenção de imposto para empresas e pessoas físicas que ajudarem no combate à Covid-19 no RJ
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui