Alerj vota projeto de lei que inclui aulas presenciais como atividade essencial

A medida foi proposta pelo deputado estadual Manoel Inácio Brazão (PL), e se aprovada, será aplicada na rede pública e privada

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/TV Globo

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vota nesta terça-feira (13/04) projeto de lei que inclui as aulas presenciais da rede pública e privada de ensino como atividade essencial, durante a vigência do plano de contingência da covid-19. De acordo com a medida, as aulas presenciais não poderão ser suspensas ou interrompidas, independentemente da classificação de risco local, estando sujeita somente a protocolos de segurança.

O projeto de lei 3.580/21 é de autoria do deputado estadual Manoel Inácio Brazão (PL) e determina que para realização das aulas presenciais, as instituições de ensino devem realizar os protocolos de segurança. Além disso, a norma prevê que a capacidade total de estudantes e profissionais da educação seja de no mínimo 30% na rede pública e privada.

Os pais ou responsáveis dos estudantes podem optar pela modalidade educação à distância, caso possua a disponibilidade. O autor da medida explica na justifica do projeto que o Brasil está atrasado na questão do retorno às aulas.

O Brasil é um dos poucos países do mundo que as instituições de ensino ainda não voltaram a funcionar com aulas presenciais. Este atraso vem gerando diversos problemas, desde a maior dificuldade enfrentada pelos alunos ao assistirem aulas on-line, já que infelizmente nem todos tem acesso a computadores e internet, além da maior dificuldade de concentração e absorção do conteúdo didático, e também mudança na rotina dos pais que em muitos dos casos tem que sacrificar o trabalho para estar em casa com seus filhos, já que estes estão impedidos de ir a aula”, diz o texto do projeto de lei.

Advertisement

O projeto ainda está em fase de discussão e, caso receba emendas parlamentares, a norma sairá de pauta.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alerj vota projeto de lei que inclui aulas presenciais como atividade essencial
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. No Canada, na França e na Espanha as aulas estao suspensas…esse projeto de lei nao procede…Existe ensino a distancia…esse partido é da base do Planalto por isso esse projeto para impedir a suspensao de aulas presenciais…Que absurdo e muita maldade em plena pandemia no Rio de Janeiro!! Que tristeza!!!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui