Alexandre Freitas quer privatização total da CEDAE

Deputado Alexandre Freitas quer que Governo do Estado privatize não só os serviços de distribuição de água e tratamento de esgoto da Cedae mas também a produção e tratamento a água

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O deputado estadual Alexandre Freitas (NOVO-RJ) defendeu na quinta-feira, 8/4. no plenário da Alerj que o Governo do Estado privatize não só os serviços de distribuição de água e tratamento de esgoto da Cedae mas também a produção e tratamento a água. Segundo o parlamentar, a incompetência de gestão da estatal, demonstrada novamente este ano com o fornecimento de água com geosmina, agora até com metais pesados, comprova a necessidade de transferir todos os serviços da empresa para a iniciativa privada.

O parlamentar contestou o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) de autoria do presidente da Casa, André Ceciliano (PT), que pretende suspender o leilão de concessão da distribuição de água e tratamento de esgoto marcado para 30 de abril, enquanto o governo federal não aprovar a adesão do estado ao novo Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

O projeto começou a ser discutido na quarta-feira, 7/4. no plenário da Assembleia, recebeu 12 emendas e retornou às comissões. A privatização da Cedae estava prevista na adesão do primeiro Regime de Recuperação do Rio, em 2017, mas foi reduzido à privatização de serviços e não do controle da empresa.

A privatização da Cedae encontra grande oposição na Alerj, principalmente dos parlamentares de esquerda. Líder do partido Novo, Freitas confronta o discurso de defesa da manutenção do saneamento básico nas mão do estado.

Advertisement

O deputado acha legítimo que a Alerj e as bancadas de parlamentares federais do Rio pressionem o governo federal pela renovação do Regime de Recuperação Fiscal, mas não concorda com a estratégia de usar PDL para isso, pois o adiamento do leilão desvalorizará a Cedae e prejudicará o cidadão fluminense com a continuidade dos péssimos serviços da estatal.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alexandre Freitas quer privatização total da CEDAE
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui