Alexandre Knoploch: Revitalizar a Saara é revitalizar a economia do Rio

Deputado Estadual fala sobre a retomada econômica do Rio usando o Comércio Popular da Saara como ponto da partida

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Movimentação no comércio popular da Saara, no Centro do Rio (Foto: Dikran Junior)

Talvez pareça algo sem expressão a aprovação do meu Projeto de Lei 37/19, que adiciona a palavra Saara ao nome da estação de metrô do Rio Presidente Vargas, que passará a se chamar Saara-Presidente Vargas.

No entanto, trata-se de uma ação de grande valia quando se pensa na revitalização econômica da região e principalmente em dar visibilidade a um centro comercial histórico, como o da capital fluminense.

Há anos, o Rio se encontra um ciclo vicioso de depreciação da sua economia de consumo, tendo principalmente o Centro da Cidade como alvo. É importante lembrar que a região central carioca sempre foi palco e referência de grandes atos políticos nacionais, culturais e também econômicos. Basta lembrar que, na Avenida Rio Branco, renomados bancos mantêm suas sedes. Sem falar na antiga Bolsa de Valores do RJ e nas atuais sedes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Petrobras.

O Rio tem condições de competir com São Paulo? Não! Talvez nossa matriz econômica propulsora seja diferente em relação ao estado paulista, a exemplo do petróleo, já que o turismo, infelizmente, ainda engatinha devido a questões logísticas e à falta de proliferação da língua inglesa em nossas rotinas. Mas tenho certeza de que temos muita lenha para queimar com o consumo interno. Por isso, devemos incentivar nossos centros comerciais.

Advertisement

Acrescentar “Saara” era um pleito de longa data dos comerciantes da região. A palavra é carregada de significado histórico. Além de abreviar “Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega”, alude ao Oriente Médio, origem de muitas famílias que ali abriram seus comércios há mais de 100 anos, entre sírios, libaneses e judeus.

A estação Presidente Vargas ainda é pouco utilizada pelos passageiros para o desembarque, inclusive pela própria falta de exploração comercial do local. A mudança de nome, no entanto, a partir do PL aprovado pela Alerj, vai contribuir para revitalizar a região, atrair consumidores diretamente para as ruas da Saara e movimentar a economia do estado do Rio de Janeiro. A SAARA agradece.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alexandre Knoploch: Revitalizar a Saara é revitalizar a economia do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui