Alimentos ultraprocessados podem ser proibidos nas escolas do Rio de Janeiro

Estabelecimentos comerciais também podem ser impactados pela medida de autoria do vereador Cesar Maia e de outras 14 parlamentares

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

No último dia 04/08, foi aprovada, em primeira discussão, na Câmara Municipal, uma proposta de autoria de Cesar Maia e outros 14 vereadores defendendo proibir a venda de produtos ultraprocessados nas escolas do Rio de Janeiro. O projeto visa, ainda,  limitar a exposição dos mesmos em estabelecimentos comerciais.

De acordo com o texto, a ideia é proteger a saúde de crianças e jovens. Segundo especialistas, biscoitos recheados, bebidas açucaradas, balas e outros doces são alguns dos principais responsáveis pela obesidade infantil.

O projeto considera como ultraprocessados os biscoitos e salgadinhos de pacote, sorvetes e bolos industrializados, balas e guloseimas em geral, cereais e barrinhas industrializadas, sopas, molhos e temperos prontos, bebidas lácteas e iogurtes adoçados e aromatizados, refrescos, refrigerantes e bebidas do tipo néctar, embutidos e produtos congelados, além de produtos panificados com aditivos.

A proposta é baseada em análises técnicas feitas pelo Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (Ieps), que mostram que 61,11% das refeições servidas nas escolas municipais do Rio de Janeiro no ano passado continham ultraprocessados.

Advertisement

Para estabelecimentos comerciais, a ideia é estabelecer que os produtos ultraprocessados sejam expostos em locais com altura superior a um metro em relação ao piso. Cartazes informativos sobre a importância de priorizar o consumo de alimentos in natura também devem ser colocados nos locais. A multa para quem descumprir as normas é de R$ 1 500, mas pode ser dobrada em caso de reincidência.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alimentos ultraprocessados podem ser proibidos nas escolas do Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui