Aline Vieira: 5 primeiros passos para sua campanha eleitoral de 2022

Estamos no ano das eleições de 2022, e de olho na comunicação e no marketing político digital, o Diário do Rio traz uma nova coluna muito especial

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Nelson Jr./TSE

O ano das eleições de 2022 começaram, e muitos candidatos iniciaram ano passado a corrida para uma campanha bem sucedida, enquanto outros candidatos ainda nem pensaram no assunto.

Fato é que não dá mais para esperar e o planejamento e ação precisam começar já. E por isso, resolvi apresentar aqui algumas sugestões do que fazer nestes primeiros meses de 2022 em sua trajetória rumo a ser eleito nas eleições deste ano.

Primeiro, analise como está sua comunicação. Ou seja, quais redes sociais possui, onde sua imagem é divulgada, quantos contatos de email e whatsapp possui que são seu público-alvo e podem votar em você (vale todas as pessoas que você conhece). Em paralelo, reúna também com quais apoiadores você já pode contar. Em outras palavras, quais são as pessoas que já estão contigo para ajudar independente de ganhos financeiros. São verdadeiros embaixadores da sua marca.

Advertisement

Neste primeiro passo, você conseguirá visualizar o tamanho do seu exército do momento, preparar a base de dados de contatos e identificar onde sua marca está e onde ela precisa chegar.

Segundo, prepare um grupo no whatsapp dos seus principais apoiadores e embaixadores da marca para receberem materiais seus a fim de que possam divulgar. Alimentá-los de conteúdos relevantes e compartilháveis irá ajudar você a alcançar novos públicos. Importante: neste grupo só o moderador pode enviar mensagem. Ou seja, bloqueie os demais.

Terceiro, definindo seus assuntos e bandeiras de campanha. Realize listas de transmissão segmentadas no whatsapp para que você possa alimentar seus contatos com conteúdos personalizados de acordo com o interesse deles até mesmo para incentivar o compartilhamento e com isso sua comunicação alcançará outras pessoas do segmento que podem até ter outros candidatos em mente.

Quarto, agende encontros presenciais ou virtuais para discussão dos temas/assuntos que farão parte da sua proposta de trabalho a fim de refinar suas propostas, discursos e se aproximar mais do seu público-alvo. Converse muito com as pessoas e mais de uma vez.

Última sugestão para os primeiros meses, organize sua presença digital realizando muitos vídeos curtos sobre os temas da sua campanha e sobre assuntos da atualidade. Sendo que os acontecimentos recentes só devem ser mencionados e colocados por você, se for positivo para sua imagem e reputação. Por isso, avalie com cuidado. Mas, é importante que você se posicione sobre os acontecimentos da atualidade, pois as pessoas gostam de saber a opinião das outras. E essa é uma oportunidade de reforçar a construção da sua imagem.

Agora, conte-me. Vai iniciar hoje suas ações para uma campanha eleitoral vencedora?

Este é um artigo de Opinião e não reflete, necessariamente, a opinião do DIÁRIO DO RIO.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Aline Vieira: 5 primeiros passos para sua campanha eleitoral de 2022
Especialista em marketing digital, marketing político e marketing esportivo, carioca da gema e mãe da Julia. É profissional com experiência em eventos esportivos nacionais e internacionais e marketing político. E criadora da plataforma de comunicação, marketing e estratégia política - @GanheiNoVoto.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui