Alta de preços inviabiliza investimentos no Porto Maravilha

Paes quer incentivar a implementação de polos residenciais na região do Centro do Rio. O que pode ajudar a soerguer o Porto Maravilha

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Reprodução: Internet

A região do Porto Maravilha, antes promissora, amarga uma estagnação causada pela recessão econômica nos âmbitos federal, estadual e municipal. Um cenário que a pandemia do novo coronavírus veio agravar.  Com isso, o interesse dos investidores na aquisição de terrenos na região diminuiu ainda mais.

O Porto Maravilha já enfrentava outros percalços antes da pandemia, como os sucessivos conflitos entre a Caixa Econômica Federal (CEF) e a Prefeitura, que paralisaram o projeto de restruturação urbana da Região Portuária. A situação levou a CEF e o poder público municipal até a disputa na Justiça.

O prefeito Eduardo Paes, por sua vez, elabora novos caminhos para o Porto Maravilha, projeto no qual sempre acreditou e apostou inúmeras fichas. Além de solucionar os atuais entraves, Paes quer incentivar a implementação de polos residenciais na região do Centro do Rio. Nesse ponto, o atual prefeito e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), Gustavo Guerrante, que é especialista em concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs), estão em consonância. Os bairros da área ocupam 5 milhões de m², mas contam apenas com uma módica população de 30 mil habitantes. Número que, segundo especialistas da área de habitação, poderia chegar a 400 mil.

Se existem inúmeras saídas para a região, existem também as dificuldades imediatas. No próximo dia 4 de abril será leiloado pela Superintendência de Patrimônio da União (SPU) do Ministério da Economia, um imóvel na avenida Rodrigues Alves, no Santo Cristo, pelo preço mínimo de R$ 24 milhões. O valor do imóvel, que tem 4,5 mil m² e está situado de frente para o Cais da Gamboa, é considerado elevado pelo mercado imobiliário, indicando que pode não haver compradores.

Advertisement

A Prefeitura passa por drama semelhante, pois não conseguiu ofertas neste mês para a nova tentativa de vender, via concorrência feita pela Cdurp, um terreno de 7.175 m² na Avenida Pereira Reis, também no Santo Cristo, cujo valor mínimo era de R$ 13,5 milhões.  O terreno da Prefeitura fica próximo ao local em que a Marinha pretende construir um empreendimento residencial destinado a seus integrantes. O financiamento para a construção do empreendimento está sendo negociado com o Banco Votorantin, que adquiriu uma grande área da Odebrecht, ao lado do edifício Novocais.

O Porto Maravilha ainda é um grande lugar para a realização de investimentos, apesar de todas as dificuldades que o estado e a cidade do Rio de Janeiro vêm enfrentando. O déficit imobiliário histórico do Rio talvez seja o caminho para fazer a requalificação urbana da região, além de ofertar moradias dignas para milhares de pessoas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alta de preços inviabiliza investimentos no Porto Maravilha
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui