O líder do PL na Câmara, deputado federal Altineu Côrtes (RJ), tem se articulado nas últimas semanas para garantir o aval do ex-presidente Jair Bolsonaro à sua candidatura ao Senado pelo Rio de Janeiro nas eleições de 2026. No pleito geral, cada estado terá duas vagas no Senado em disputa, o que intensifica as negociações dentro do partido no Rio. As informações são de Igor Gadelha/Metrópoles.
Os atuais ocupantes das cadeiras, Flávio Bolsonaro e Carlos Portinho, ambos do PL, precisarão renovar seus mandatos. Enquanto a candidatura de Flávio à reeleição já é vista como certa, a situação de Portinho é mais incerta. Fontes próximas ao ex-presidente afirmam que o apoio a Portinho ainda não está garantido, deixando em aberto o cenário para novas articulações.
Altineu ainda aguarda posicionamento de Bolsonaro
Apesar de buscar o apoio de Bolsonaro, Altineu não recebeu uma resposta definitiva do ex-presidente. O deputado espera avançar nas conversas nesta sexta-feira (29), durante um almoço de confraternização entre lideranças fluminenses, que será realizado em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio.
O movimento de Altineu evidencia uma disputa interna no PL para definir quais nomes o partido apoiará para as duas vagas disponíveis em 2026. “A composição final dependerá do equilíbrio de forças e do apoio de Bolsonaro, figura central no partido,” disse um aliado próximo às negociações.
Enquanto isso, a prioridade parece ser a reeleição de Flávio Bolsonaro, que já conta com o respaldo do ex-presidente e possui forte influência política no estado.
Altineu senador seria uma maravilha! Vai perder mesmo, então, é menos um deputado federal parasita no Rio de Janeiro.
O PL é o nono partido que Bolsonaro se filiou. Buscar aval de uma “liderança” de natureza fisiológica é sintoma de fraqueza de caráter. Que enfrente o pulha e candidate-se. Seguir o mito tornou-se alto risco político e eleitoral. Pergunta só pro Ramagem.