Alunos da Faetec, de Niterói, conquistam 3º lugar na Feira da Escola Politécnica da USP

Os estudantes desenvolveram um equipamento para avaliar o consumo residencial de energia e saber o valor da conta de luz no final do mês

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Alunos da Escola Técnica Estadual Henrique Lage criam medidor de energia via wi-fi / Divulgação

Dois alunos da Escola Técnica Estadual Henrique Lage, vinculada à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), conquistaram o 3º lugar, entre 82 concorrentes, na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), realizada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Pedro Miguel Cardoso e Catharina Borges, ambos de 18 anos, estudam na unidade da Faetec do Barreto, em Niterói, na região Metropolitana do Rio de Janeiro. As informações são do jornal O Globo.

Os estudantes desenvolveram um equipamento que permite avaliar o consumo residencial de energia e saber o valor da conta de luz no final do mês. O projeto teve como orientador, o professor Altair Martins dos Santos. O medidor de consumo elétrico é uma pequena caixa de aproximadamente 9×12 centímetros, com um fio ligado ao neutro do marcador e um gancho ligado à energia, com funcionamento via wi-fi.

De acordo com os estudantes, o medidor trocará informações com o celular do cliente através de um aplicativo. Com ele, os consumidores terão acesso a um gráfico do consumo e à conversão do consumo em dinheiro. “É uma ferramenta que pode mudar a relação entre consumidores e as distribuidoras,” disse o inventor Pedro Miguel ao jornal.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alunos da Faetec, de Niterói, conquistam 3º lugar na Feira da Escola Politécnica da USP
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui