Alunos da Faetec, de Niterói, conquistam 3º lugar na Feira da Escola Politécnica da USP

Os estudantes desenvolveram um equipamento para avaliar o consumo residencial de energia e saber o valor da conta de luz no final do mês

Alunos da Escola Técnica Estadual Henrique Lage criam medidor de energia via wi-fi / Divulgação

Dois alunos da Escola Técnica Estadual Henrique Lage, vinculada à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), conquistaram o 3º lugar, entre 82 concorrentes, na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), realizada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Pedro Miguel Cardoso e Catharina Borges, ambos de 18 anos, estudam na unidade da Faetec do Barreto, em Niterói, na região Metropolitana do Rio de Janeiro. As informações são do jornal O Globo.

Os estudantes desenvolveram um equipamento que permite avaliar o consumo residencial de energia e saber o valor da conta de luz no final do mês. O projeto teve como orientador, o professor Altair Martins dos Santos. O medidor de consumo elétrico é uma pequena caixa de aproximadamente 9×12 centímetros, com um fio ligado ao neutro do marcador e um gancho ligado à energia, com funcionamento via wi-fi.

De acordo com os estudantes, o medidor trocará informações com o celular do cliente através de um aplicativo. Com ele, os consumidores terão acesso a um gráfico do consumo e à conversão do consumo em dinheiro. “É uma ferramenta que pode mudar a relação entre consumidores e as distribuidoras,” disse o inventor Pedro Miguel ao jornal.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui