Alunos da Uerj e UFRJ se unem para produzir protetores faciais para profissionais de saúde

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Nara Gentil

Duas empresas juniores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) decidiram unir forças com o objetivo de buscar doações de matéria-prima para confecção de protetores faciais (face shields). Os equipamento serão destinados aos profissionais de saúde dos hospitais públicos do Rio de Janeiro, que estão atuando no atendimento de pacientes com a Covid-19.

A Hidros Consultoria, da Engenharia da Uerj, e a Med. Co Jr., da Medicina da Universidade UFRJ irão auxiliar o Laboratório de Fabricação (FabLab) e o Grupo de Estudos Ambientais em Reservatórios (Gesar), ambos Unidades de Desenvolvimento Tecnológico (UDTs), do Departamento de Engenharia Mecânica da Uerj. Essas UDTs estão produzindo as os protetores faciais para os profissionais de saúde, com verba própria e, principalmente, a partir de doações. A produção de cada protetor custa aproximadamente R$ 6,50.

Parte das máscaras será fabricada em impressora 3D e outra é cortada a laser. Já a montagem é realizada manualmente. Até o momento 70 face shields foram produzidas. Destas, 50 foram destinadas ao Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), em Vila Isabel, na Zona Norte, e as demais foram entregues à iniciativa SOS 3D Covid 19, formada por pesquisadores, startups, instituições públicas ou privadas e professores universitários que atuam nas frentes de combate à pandemia. Com a aquisição de uma nova impressora, prevista para os próximos dias, o FabLab irá dobrar a sua capacidade de produção, passando a 14 unidades por dia, e precisará de mais insumos. O processo utiliza: Petg (parte transparente), rolo de filamento e elásticos.

Somos gratos por estudarmos na Uerj e queríamos retribuir à população de alguma forma. Então, fechamos o acordo com o pessoal da UFRJ e estamos empenhados em ajudar ao máximo para que mais protetores faciais possam chegar aos profissionais de saúde”, disse Mariana Pimenta Soares Gonçalves, presidente da Hidros Consultoria, aluna da graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária.

Advertisement

Inicialmente, a Hidros Consultoria utilizou parte de seu orçamento para a compra de material, mas é necessário garantir mais matéria prima ao FabLab. Em função disso, montaram a campanha de doação com a parceira da UFRJ. Saiba como participar no link: https://benfeitoria.com/hidros-e-medco-na-luta-carioca-covid19-g2w.

Exemplo que vem de casa

Os jovens estudantes têm onde se espelhar na sua iniciativa. Recentemente, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Uerj (PR-3) promoveu a distribuição de máscaras de tecido aos profissionais de diversas áreas da Universidade que precisam atuar presencialmente em suas unidades.

Aos servidores, contratados e terceirizados das áreas de manutenção, segurança, serviços gerais, administrativa, entre outras, foram entregues mais de 2 mil máscaras, que seguem os padrões de segurança da Organização Mundial de Saúde. E outras 3 mil continuam sendo distribuídas.

A Universidade está empenhada na segurança de todos os seus colaboradores. A oferta de proteção a todos os trabalhadores em atividades essenciais, independentemente de serem efetivos ou terceirizados, é uma determinação do reitor, que entende que nesse momento o isolamento social e o uso de máscaras salva vidas, e precisamos proteger todos, independentemente do seu vínculo com a instituição”, afirma Cláudia Gonçalves de Lima, pró-reitora de Extensão e Cultura.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alunos da Uerj e UFRJ se unem para produzir protetores faciais para profissionais de saúde
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui