A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com o Instituto Sinal do Vale, realizou na última semana, o primeiro Laboratório Culinário de Receitas com a Jaca Verde (JACALAB). Na primeira edição do evento, o laboratório reuniu chefs de cozinha e profissionais de gastronomia para conhecer os diversos pratos culinários desenvolvidos com base no uso da fruta.
Os alunos do Jacalab conheceram o trabalho desenvolvido pelo projeto Madre Frutos, criado pelo Sinal do Vale com o objetivo de fazer o manejo, retirada e processamento da jaca verde. Os alunos também puderam conhecer as instalações locais, passear pelo viveiro de mudas, além de conhecer a fábrica onde é feito todo o processamento da fruta até a preparação dos pratos, aproveitando cada parte da jaca.
“A empresa Madre Frutos foi desenvolvida com o objetivo específico de dar visibilidade às diversas possibilidades do uso da jaca verde na culinária. Futuramente temos planos de expandir e incluir outros frutos nesse processo, encontrados em abundância nos mais de 200 hectares do Sinal do Vale”, destacou a coordenadora Thai.
A gastróloga Hayza Oliveira, por sua vez, afirmou que estava feliz em fazer parte do início do projeto, quando as condições materais do projeto eram outras.
“Ter acesso a todo esse conhecimento foi uma experiência muito construtiva, instrutiva e impressionante também. Eu não imaginava que existia um trabalho como esse aqui em Duque de Caxias. O que vi, ouvi e aprendi me enriqueceu como profissional e como pessoa também”, ressaltou Hayza Oliveira.
Os participantes receberem no final do curso, certificados de participação na oficina JACALAB, com as presenças da subsecretária municipal de Turismo, Lídia Malafaia, e da fundadora e diretora do Instituto Sinal do Vale, Thaís Corral.