Atletas do projeto "Boa Guarda" passam na seletiva para a seleção brasileira de Muay Thai / Divulgação

O projeto “Boa Guarda”, oferecido pela Guarda Municipal do Rio (GM-Rio), a crianças a partir de 10 anos, jovens e adultos, no Parque Radical de Deodoro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, está gerando ótimos resultados. Os alunos Vinícius Silva, de 32 anos, e Vinícius Peixoto, de 14, foram classificados neste fim de semana (28 e 29/08) durante a seletiva que aconteceu em Araruama, Região dos Lagos, para formar a seleção brasileira de Muay Thai.

O evento foi organizado pela Confederação Brasileira de Muay Thai Tradicional (CBMTT), que é filiada à Federação Internacional de Muay Thai Amador (IFMA, na sigla em inglês), entidade ligada ao Comitê Olímpico Internacional. A equipe vai participar dos Campeonatos Brasileiro, Sul-americano e Pan-americano.

Um dos professores do “Boa Guarda”, o guarda municipal Anderson Souza, ou mestre Musgo, como é conhecido no meio esportivo, destacou o crescimento internacional do Muay Thai, assim como o potencial dos atletas que passaram na seletiva. O que demonstra que o Brasil tem um grande potencial de crescimento no esporte. “Para mim, é mais uma realização de sonho ver os alunos do projeto Boa Guarda se destacando nas competições. Fico feliz em poder ajudar a molecada das comunidades a realizar seus sonhos. Agradeço a Deus e à Guarda Municipal por me darem essa oportunidade. O Muay Thai se tronou um esporte olímpico e já sonhamos com um título. O Vítor, por exemplo, é uma promessa, pois é um atleta muito talentoso, dedicado e focado”, salientou o professor do projeto.

O lutador Vinícius Silva foi classificado na categoria até 60Kg adulto. Já Vinícius Peixoto, conhecido como Mucilon, conquistou uma vaga na categoria até 75 kg juvenil. Mucilon foi também campeão do evento M-One Muaythai Championship, que aconteceu em 21 de agosto, tendo ainda conquistado o título de campeão carioca de Muay Thai, em abril deste ano, pela Federação Carioca de Muay Thai (FMTC). O atleta treina no projeto “Boa Guarda” há quase 1 ano.

O professor Musgo, por sua vez, é campeão mundial de Muay Thai, pela Muaythai and Muay Boran Sport Association, e vencedor da competição Max Muay Thai, considerada uma das mais importantes do mundo na categoria. Ele foi ainda o segundo lutador brasileiro a conquistar o título profissional.

O projeto  “Boa Guarda”

O Parque Radical de Deodoro é o local onde o “Boa Guarda” oferece aulas gratuitas de artes marciais e treinamento funcional a crianças e jovens da Zona Oeste da cidade. O projeto é gerido pela Coordenadoria de Ações Especializadas (CAE) da GM-Rio. O nome “Boa Guarda” é uma referência a uma das posições de combate mais importantes do Muay Thai, cuja finalidade é a defesa. Também são oferecidos pela GM-Rio: Jiu-jitsu, Judô e treinamento funcional. As aulas acontecem no galpão que abrigava a estrutura da construtora Queiroz Galvão. As aulas são todas ministradas por guardas municipais mestres das artes marciais e profissionais da área de Educação Física.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui