Américas Shopping promove campanha de doação de sangue em parceria com o Hemorio

O atendimento será por ordem de chegada, das 10h às 16h, ou até atingirem 120 cadastros/dia

Nos dias 19 e 20 de novembro (sexta-feira e sábado), o Américas Shopping, no Recreio dos Bandeirantes, realiza, em parceria com o Hemorio, mais uma edição da campanha de doação de sangue, visando reabastecer o estoque na cidade do Rio de Janeiro, que segue em baixa em meio à pandemia da Covid-19. Na ação realizada em setembro, foram registrados 195 atendimentos, que corresponderam a 157 bolsas de sangue.

O atendimento será por ordem de chegada, das 10h às 16h (ou até atingirem 120 cadastros/dia), no 2º piso do empreendimento, próximo à loja Bagaggio. Para zelar pela segurança de todos, o Américas Shopping está preparado para receber os doadores, seguindo todas as medidas sanitárias estabelecidas pelos órgãos públicos. Já o espaço do Hemorio passará por desinfecção contínua, os materiais utilizados para a coleta são descartáveis, disponibilização de álcool em gel 70º a todos e o uso de máscaras será indispensável por doadores e profissionais.

Para doar, será necessário apresentar um documento de identidade original com foto, estar saudável, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50kg e não estar em risco de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Menores de idade precisarão de autorização previamente assinada pelo seu responsável legal. O doador também deve estar bem alimentado, evitar alimentos gordurosos nas 4h que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12h antes.

Por orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), como medidas de precaução, candidatos à doação de sangue que foram infectados pelo coronavírus após diagnóstico clínico ou laboratorial deverão ser considerados inaptos por um período de 30 dias após a completa recuperação; os que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoas que apresentaram diagnósticos clínicos ou laboratorial de infecção pelo coronavírus deverão ser considerados inaptos pelo período de 14 dias após o último contato com essas pessoas; e os que permaneceram em isolamento voluntário ou indicado por equipe médica devido a sintomas de possível infecção pelo coronavírus deverão ser considerados inaptos pelo período que durar o isolamento (no mínimo 14 dias), se estiverem assintomáticos. E vale ressaltar que o candidato a doador também fica inapto a doar por 48h, após a vacinação com a Sinovac (Butantan), e por sete dias, com a da Oxford/ AstraZeneca (Fiocruz).

O Américas Shopping fica na Avenida das Américas, 15.500, Recreio Dos Bandeirantes – Rio De Janeiro – RJ – Tel.: (21) 2442-9900.

Formada em cinema e jornalismo. Também trabalha como assessora de imprensa, locutora e repórter de TV. Escreve em sites e blogs desde 2002. Passou pelas redações do Jornal do Brasil e O Dia. Em 2012 fundou o blog Bonde da Bardot, sobre animais e meio ambiente.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui