A chapa Novos Rumos, encabeçada pela advogada Rita Cortez, recebeu apoio da presidente da OAB RJ, Ana Tereza Basilio, e da vice-presidente, Sylvia Drumond, na disputa pela presidência do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). O presidente da Comissão da Justiça do Trabalho da OAB RJ, Ricardo Menezes, também manifestou seu voto em favor de Cortez.
Durante o anúncio do apoio, Ana Tereza Basilio criticou a atuação do atual presidente do IAB, Sidney Sanches, e denunciou o uso da máquina administrativa pela chapa concorrente, que tem como candidato Carlos Eduardo Machado. “A situação, em sua gestão, não foi ética e colocou o Instituto na campanha eleitoral, o que a OAB não fará. Ou seja, não irá interferir na eleição do Instituto”, declarou. Ela também destacou que a intervenção de Sidney Sanches nas eleições da OAB foi “um precedente muito ruim”.
A vice-presidente da OAB RJ, Sylvia Drumond, reforçou seu apoio a Rita Cortez, afirmando: “Rita Cortez é uma advogada aguerrida e tem o meu voto na eleição do IAB”. O advogado Ricardo Menezes também se manifestou na mesma linha: “Meu voto na eleição do IAB é da Rita Cortez”.
A chapa Novos Rumos acusa ainda a situação de privilegiar o candidato apoiado pela atual gestão. Um dos pontos levantados pela candidatura de Rita Cortez é a não disponibilização da lista completa de associados para sua campanha, enquanto seu adversário teria recebido esse acesso. “Historicamente a lista sempre foi disponibilizada”, afirmou Cortez.
Rita Cortez, única mulher a receber a Medalha Raimundo Faoro, concedida a advogados que se destacam por seus serviços à advocacia e à sociedade, é presidente da Academia Carioca de Direito e da Comissão dos Direitos da Mulher do IAB. Também integra a Academia Brasileira de Direito. A advogada, que já presidiu o IAB por dois mandatos, busca retornar à liderança da instituição na eleição marcada para o dia 17 de março.