Análise do 1o dia de desfiles do Grupo Especial 2018

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Carnaval Rio 2018 - Império Serrano - Raphael David | Riotur

Começou o maior espetáculo da Terra. Chegou a hora do Grupo Especial do Carnaval Carioca 2018. O Império Serrano abriu os desfiles com vontade de fazer valer sua tradição e se manter na primeira divisão do Carnaval Carioca. A agremiação da Serrinha mostrou, mais uma vez, que tem uma torcida com o samba na ponta da língua, componentes com garra e uma ótima bateria. Por outro lado, a evolução pecou em alguns pontos e as alegorias, embora bonitas, tinham problemas no acabamento, principalmente na traseira. O enredo, sobre a China, poderia ter sido melhor desenvolvido e pareceu confuso no último setor. A escola cometeu um erro raro: não cumprir o tempo mínimo de apresentação. Um desfile simples, mas que pode manter os imperianos no Especial.

28435337609 0cd84a0d62 k Análise do 1o dia de desfiles do Grupo Especial 2018
Carnaval Rio 2018 – São Clemente – Gabriel Monteiro | Riotur

A São Clemente falou sobre os 200 anos da Escola de Belas Artes da UFRJ que já nos deu, inclusive, importantes carnavalescos como Rosa Magalhães e Fernando Pamplona. A escola fez um desfile um pouco irregular. Alternou entre alegorias muito bonitas e outras com problemas de acabamento. Algumas alas cantavam o samba e outras estavam muito desanimadas. Vamos ver quais partes serão focadas pelos jurados.

25345195927 fee22dc499 k Análise do 1o dia de desfiles do Grupo Especial 2018
Carnaval Rio 2018 – Vila Isabel – Gabriel Nascimento | Riotur

A Vila Isabel fez um desfile arrebatador naquilo que cabe ao carnavalesco Paulo Barros: a plástica, a concepção do desfile e o desenvolvimento do enredo. A escola da Zona Norte deu show nesses quesitos.  A agremiação correu no final e isso pode tirar pontos. Mas sem dúvida Barros fez diferença novamente. Além do já icônico carnavalesco, a Vila teve muita torcida, frenesi em torno da rainha de bateria Sabrina Sato e Martinho da Vila no abre-alas.

25345900077 8397713cdd k Análise do 1o dia de desfiles do Grupo Especial 2018
Carnaval Rio 2018 – Paraíso do Tuiuti – Dhavid Normando | Riotur

Após o grande desfile da Vila Isabel, entrou a Paraíso do Tuiuti, que teve acidente no ano passado e busca se manter no Grupo Especial.
A escola de São Cristóvão falou sobre a abolição da escravatura e fez sátira social: será que a escravidão acabou mesmo? A crítica política da Tuiuti, que apresentou a atual desigualdade social como a escravidão moderna, mobilizou as arquibancadas, que responderam de forma que deu a entender que concordam com as críticas. O terceiro e o quarto carros da agremiação passaram soltando bastante fumaça. Como não houve movimentação na escola ou nos bombeiros, ficou a dúvida se a fumaça era proposital. Sendo um problema ou sendo uma ideia que deu errado, tirará pontos.

Advertisement
40218008521 bc56dc2807 k Análise do 1o dia de desfiles do Grupo Especial 2018
Carnaval Rio 2018 – Grande Rio – Gabriel Nascimento | Riotur

O desfile da Grande Rio foi completamente comprometido por graves problemas que fizeram a escola ficar parada por quase 10 minutos, abrir enormes buracos e correr muito no final. A bateria da agremiação de Caxias não entrou no recuo e, mesmo assim, a Grande Rio estourou o tempo máximo de apresentação em 6 minutos. Uma pena, já que antes das complicações a escola fazia um desfile bonito visualmente e muito animado, com o espírito irreverente de Chacrinha. A escola perderá muitos pontos e disputa para não cair, torcendo para que os quesitos onde foi bem compensem as falhas.

39321179745 6ad6157476 k Análise do 1o dia de desfiles do Grupo Especial 2018
Foto: Gabriel Monteiro | Riotur
Mangueira homenageou o samba carioca

A Mangueira fez um excelente desfile com alegorias e fantasias lindas, boa harmonia e ótimo canto, do chão e das arquibancadas.
A crítica política foi aplaudida, assim como a defesa do Carnaval Carioca e do samba. Pouquíssimos erros. A verde e rosa é candidata ao título.

28440581299 5baeaa57b8 k Análise do 1o dia de desfiles do Grupo Especial 2018
Carnaval Rio 2018 – Mocidade – Paulo Portilho | Riotur

A situação da Grande Rio meio que se repetiu com a Mocidade. Um desfile bonito e animado sofreu com problemas relacionados às alegorias. Ao invés de uma quebra no último carro, a escola de Padre Miguel teve dificuldades para retirar o primeiro carro da Avenida e isso atrasou todo o seu desfile. Tendo ficado parada por muitos minutos e depois tido que correr bastante para ficar dentro do tempo limite, a verde e branco da Zona Oeste teve o desfile muito prejudicado.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Análise do 1o dia de desfiles do Grupo Especial 2018
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui