Análise dos sambas-enredo de 2019

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Carnaval Rio 2018 - Salgueiro - Paulo Portilho | Riotur

Após uma ótima safra de sambas-enredo nos últimos anos, 2019 mantém o bom nível mas com um número menor de obras de alto nível. Na minha opinião, escolas tradicionais como Mangueira, Portela, Salgueiro e Tijuca têm os melhores sambas do ano. Os mangueirenses chamam a atenção pela letra e os portelenses pela melodia. Já o Salgueiro tem um samba forte e a Tijuca traz um ótimo e contagiante refrão.

Veja minha análise sobre cada samba-enredo do Grupo Especial de 2019.

DOMINGO

Império Serrano

Os imperianos vão cantar uma música de Gonzaguinha adaptada como samba-enredo. A escola não utilizou os grandes compositores que tem e dependerá de como os jurados enxergarão essa decisão. O público na Avenida sem dúvida saberá a letra mas vamos ver se esta se encaixará com a melodia.

Viradouro

Samba forte, com garra, que faz menção ao retorno da Viradouro aos tempos áureos. Zé Paulo Sierra eleva o nível de qualquer samba. É o melhor intérprete da atualidade.

Advertisement

Grande Rio

Um samba-enredo que busca força no tom político mas que, no geral, é mediano e não se destaca muito entre os demais. Criticando o jeitinho e a hipocrisia, a Grande Rio acaba remetendo um pouco ao mundo do carnaval de maneira crítica. 

Salgueiro

O samba é muito forte e animado, mesmo com uma letra difícil de gravar. Deve empolgar pelo ritmo e pela melodia. Além disso, os temas de matrizes africanas sempre são bem desenvolvidos e funcionam com a vermelho e branco da Tijuca.

Beija-flor

O som já parece familiar pelo estilo conhecido da bateria e pela voz ainda mais conhecida de Neguinho. Não é um samba-enredo maravilhoso, mas deve funcionar razoavelmente para levar a escola na Sapucaí.

Imperatriz

A música tem bom refrão, mas o restante não empolga. O samba-enredo deverá ser coadjuvante frente aos outros quesitos do desfile da escola.

Unidos da Tijuca

A Tijuca apresenta um bom samba, com uma levada alegre e um refrão que, assim como em anos anteriores, funciona com o público e tem a qualidade de ser facilmente lembrado e, consequentemente, cantado.

SEGUNDA-FEIRA

São Clemente

Um samba-enredo com letra irônica e inteligente, mas que peca na sincronia com a melodia. Os versos falam com forte crítica sobre como o carnaval se rendeu ao show business, mas a bateria toca alegre.  

Vila Isabel

A escola da terra de Noel fala de Petrópolis e se conecta com a cidade por nela ter vivido aquela que dá nome ao bairro. O samba reflete bem essa temática em sua letra e deve auxiliar a Vila a contar seu enredo.

Portela

A escola de Madureira traz um samba mais melodioso, como também fez em outros anos recentes. Isso ajuda a conexão com a emoção que os portelenses sem dúvida terão ao falar de Clara Nunes. Uma letra muito bonita e poética, mas que dependerá da animação dos componentes para levantar a Sapucaí.

União da Ilha

Ito Melodia já é uma atração e levanta qualquer samba-enredo. O enredo inspira a mescla de instrumentos do samba com os usados nos ritmos nordestinos e o resultado tem tudo para ser positivo. A letra fala bem sobre o enredo, de maneira bem tradicional, contando passagens e citando personagens

Paraíso do Tuiuti

Tratando de questões sociais, assim como em 2018, o samba da escola de São Cristóvão é interessante e foge da mesmice. Deve servir bem ao desenvolvimento do enredo.

Mangueira

Apontado por alguns como o melhor do ano, o samba-enredo da verde e rosa tem forte cunho político e incentiva a indignação popular. A melodia é apenas boa, mas o conteúdo da letra se destaca e deve estabelecer conexão afetiva com o público.

Mocidade

O samba-enredo de Padre Miguel é animado mas tem uma letra bastante subjetiva, seguindo o amplo enredo sobre o tempo. A música pode acabar sendo uma coadjuvante em comparação com as alegorias e demais quesitos da escola, que promete buscar impressionar. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Análise dos sambas-enredo de 2019
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui