Foto: Gui Espíndola.

A Lona Cultural Municipal Terra, em Guadalupe, na Zona Norte, realiza neste sábado, dia 24/07, véspera do Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha e também o Dia Nacional de Tereza de Benguela, uma edição especial da feira A Alma da Mulher Preta, em parceria com o coletivo Sociedade Negrah Cor e a Associação Balaio Cultural. O evento começa às 16h, e a entrada é gratuita.

Buscamos trazer nossa negritude e ancestralidade neste evento através da força da mulher negra, seja por meio das expositoras, que são moradoras da região, ou seja da vivência das mulheres poderosas na roda de conversa”, afirma a coordenadora das atividades e representante do Sociedade Negrah Cor, Sanny Gonçalves

Dia da Mulher Negra e de Tereza de Benguela
Em 1992, um grupo de mulheres negras oriundas dos países da América Latina se reuniu em Santo Domingo, na República Dominicana, para a realização do primeiro Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas.
Em 2014, de acordo com a Lei Nº 12.987, 25 de julho foi instituído o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.

Tereza de Benguela (data de nascimento desconhecida) liderou o Quilombo de Quariterê, no Mato Grosso, após a morte do seu marido. Ela instituiu normas para o funcionamento do quilombo e liderou a luta contra os portugueses. Por volta de 1770 foi assassinada.

SERVIÇO
Feira Negra na Lona Cultural Terra
Onde: Lona Cultural Municipal Terra
R. Marcos de Macedo s/nº, Guadalupe
Horário: sábado, das 16h às 21h. Grátis.
Telefone: 3018-4203
Classificação: Livre

carioca, estudante de Letras na UFRJ. Nascida numa segunda-feira de carnaval, se apaixonou muito cedo pela arte das Escolas de Samba. Moradora da Taquara, é Zona Oeste desde os onze anos; não dispensa um passeio pelo Centro, uma ida ao Parque de Madureira, uma volta pela Cidade das Artes ou qualquer outro evento que consiga ir. Gosta de teatro e música, às vezes se arrisca nessas áreas. Também é pseudônimo de Bárbara de Carvalho.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui