André Ceciliano quer tombamento do Buraco do Lume

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

No domingo o DIÁRIO DO RIO noticiou que o Bispo Marcelo Crivella mandou projeto de lei para a Câmara dos Vereadores para que se possa construir um espigão bem no Buraco do Lume, a Praça Mario Lago. O que é considerado por especialistas uma verdadeira agressão ao Rio de Janeiro.

Mas se passar na Câmara dos Vereadores, Crivella vai ter de tratar com a ALERJ também. O presidente da Casa, o deputado André Ceciliano (PT), apresentou nesta 4ª, 10/9, o Projeto de Lei 1219/2019, tombando por interesse histórico e cultural o Buraco do Lume.

Em sua Justificativa, diz o deputado, a praça resistiu a todo o processo de especulação e expansão imobiliária, mantendo todo o seu histórico ao longo dos anos. O Buraco do Lume não é só um importante espaço de manifestação cultural e política, mas também representa um ‘respiro’ à concentrada urbanização da área. Diante da situação econômica enfrentada pelo Município do Rio de Janeiro, o buraco do Lume pode se mostrar como um atrativo de recursos aos cofres públicos, porém a sua perda enquanto instrumento de tamanha relevância cultural e histórica pro estado é imensurável.

E mais, como, em breve, a sede da ALERJ será em frente ao local, no antigo Banerjão, Ceciliano sugere que a Assembléia e a Prefeitura façam uma parceria para a manutenção do espaço.

Advertisement

Um projeto de lei do próprio presidente da ALERJ, só não é aprovado se ele não quiser.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp André Ceciliano quer tombamento do Buraco do Lume
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui